Renato Casagrande entrega Centro Integrado Socioeducativo

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28/11), o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado no bairro Mário Cypreste, na Grande Santo Antônio, em Vitória. O local tem como objetivo assegurar o atendimento rápido, individualizado e eficaz aos adolescentes em conflito com a lei, de forma a agilizar o atendimento.

O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, da supervisora das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, além de representantes do Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, da Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defensoria Pública, além de diretores e técnicos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), convidados e outras autoridades.

A solenidade de inauguração teve início com a apresentação musical de um grupo de sete adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), denominado “Coral Gentileza”, que apresentou o Hino do Espírito Santo e músicas tocadas em violões com a regência do professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Flederson Tavares.

“Será feito neste local um trabalho integrado, muito mais acessível e imprescindivelmente mais valoroso com relação ao serviço realizado em conjunto. O Ciase colabora com a busca de um melhor fluxo no sistema socioeducativo, facilitando o relacionamento com este adolescente e buscando impedir que não permaneça internado quando a lei não exigir. Além disso, estamos cuidando para que o socioeducando tenha mais chances de não cair na reincidência”, declarou o governador Renato Casagrande.

Humanidade

Para a diretora-presidente do Iases, Ana Maria Petronetto Serpa, o Ciase visa investir na capacidade e nas possibilidades humanas. “Com a inauguração deste espaço, previsto por lei e integrando todos esses órgãos, assegurando um serviço rápido, eficaz e de qualidade a ser prestado, estamos felizes e satisfeitos com esta grande realização. O Ciase tem potência, onde a ética terá de prevalecer para a civilidade humana ser concretizada”, disse a diretora.

O defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, afirmou que a defensoria cumprirá seu papel, atendendo ao adolescente e sempre tendo a preocupação para que a medida socioeducativa seja cumprida de forma correta e adequada.

O procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Éder Pontes,  ressaltou a importância da inauguração de um Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo, como empreendimento moderno, eficaz, de agilidade e rapidez com que a população de modo geral necessita.

Integração

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, o momento é de celebração. “É uma implementação de fato de uma política de integração de proteção ao adolescente, uma política de inclusão, simbolizando um grande processo”, disse.

“É importante que todos os órgãos estejam neste mesmo local, de forma integrada e trabalhando seriamente com o único objetivo de facilitar o atendimento dos adolescentes que forem encaminhados para o Ciase”, afirmou o juiz responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (da área de ato infracional e medidas socioeducativas), Vladson Bittencourt.

Após a solenidade, os convidados realizaram uma visita aos ambientes do prédio, onde puderam visitar os departamentos de cada órgão que está funcionando no local.

Ciase

O Ciase funcionará de forma integrada, contando com: o Poder Judiciário, por meio das Varas da Infância e Juventude; Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude; Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle); Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social; Defensoria Pública; e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

(Com informações e fotos da Secom)

Nota do Blogueiro: O Ciase é uma das obras mais importantes do Estado nos últimos tempos. Não me refiro ao prédio em si, que já começa a funcionar com seu tamanho, digamos, "apertado". Eu me refiro ao modelo, à proposta e à filosofia de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, que estão dentro da humanização sempre defendida pelo governador Renato Casagrande e pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo. De parabéns o governador Renato Casagrande e o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que durante sua gestão na Presidência do Tribunal de Justiça (2012/2013) foi a autoridade que mais cobrou do Executivo estadual a construção do Ciase, para que o Estatuto da Criança e do Adolescente fosse obedecido. Aliás, pelo cronograma do Governo do Estado, o Ciase já era para ter sido entregue desde 2012. Porém, a obra sofreu alterações, o que acabou provocando atraso na inauguração.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger