Coronel Marcos Antônio é o novo comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, anunciou, conforme este blog antecipou em primeira mão, o nome do coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento como novo comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo. Ele entra no lugar do coronel Edmilson dos Santos, que havia assumido o cargo em maio de 2013.

O coronel Marcos Antônio é o atual chefe da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar. A Dint foi criada pelo Decreto 3.317-N, de 24 de fevereiro de 1992, mas o seu funcionamento só foi efetivado em 1998, por meio do Decreto 4.328-N, que passou a utilizar o termo Atividade de Inteligência.

O Regimento da Atividade de Inteligência no âmbito da PMES, da portaria 450-R/07, estruturou o Sistema de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (SIPOM).

Atualmente a Diretoria de Inteligência é o órgão de direção setorial da PMES para assuntos de Inteligência, cabendo-lhe a gestão e a sistematização das atividades de inteligência orientada para a produção e salvaguarda de conhecimentos, objetivando assessorar o Comando Geral na tomada de decisão.

Nesta quinta-feira (08/01) pela manhã, o Blog do Elimar Côrtes procurou o secretário André Garcia, por meio de sua Assessoria de Imprensa, para saber quem seriam os novos nomes para a cúpula da Segurança Pública, incluindo o comandante geral da PM e o chefe de Polícia Civil. A assessoria informou que “os nomes devem ser anunciados na semana que vem”.

No entanto, no final da noite desta quinta-feira o secretário confirmou o coronel Marcos Antônio como novo comandante geral da PM, conforme o Blog do Elimar Côrtes havia antecipado desde o início da tarde.

O coronel Marcos Antônio tem 49 anos e é graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV). O coronel completa 29 anos na Polícia Militar em fevereiro e durante sua carreira já comandou o 1º Batalhão de Polícia de Vitória; o 4º Batalhão da PM de Vila Velha; e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da PMES no município de Cariacica. Já foi assessor de Comunicação Social da PMES entre 2011 a 2012, ajudante geral e comandante  de Policiamento Ostensivo Especializado e há dois anos era diretor de Inteligência da Polícia Militar.

Segundo André Garcia, a escolha do novo comandante não se deu apenas pela sua experiência na Diretoria de Inteligência. “Essa é uma escolha que pode levar a um simbolismo. Além de ter uma experiência nesse mundo da inteligência e integração, ele é um homem de diálogo e que tem uma história na polícia”, ressaltou o secretário de Segurança, em coletiva à imprensa, ao lado dos coronéis Marcos Antônio e Edmilson dos Santos.

O novo comandante da Polícia Militar afirma que um dos seus principais objetivos será utilizar sua vivência na polícia para dar continuidade ao enfretamento da violência. “Vamos trabalhar para reduzir os índices de criminalidade, principalmente nos locais onde eles são altos e dar continuidade ao trabalho de interação com outras instituições policiais, como a Polícia Civil”, destacou Marcos Antônio.


(Notícia atualizada às 20h11 do dia 08/01/2015)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger