Guarda Municipal de Vila Velha ganha seu primeiro módulo de segurança pública

Vila Velha conta desde quinta-feira (08/01) com a primeira base operacional da Guarda Municipal. O módulo de segurança, como é chamado, está instalado no bairro Boa Vista, entre o Shopping Vila Velha e a Universidade de Vila Velha (UVV). Inaugurada pelo prefeito Rodney Miranda, a iniciativa faz parte do Programa Municipal de Segurança, que também conta com a Guarda Municipal armada e a ampliação do videomonitoramento.

Entre 1999 e final de 2002, o Espírito Santo possuía em toda a Grande Vitória e boa parte do interior os chamados módulos dos corredores de segurança, onde ficavam viaturas com duplas de policiais militares. A iniciativa, pioneira no Brasil, fazia parte do Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (Pro-Pas).

Foram desativados assim que Paulo Hartung tomou posse em seu primeiro mandato como governador, em janeiro de 2003, tendo como secretário de Segurança Pública o hoje prefeito Rodney Miranda. Hartung mandou acabar com o Pro-Pas e os módulos de segurança porque não queria ver no Estado nada que lembrasse o governador que o antecedeu, José Ignácio Ferreira.

Doze anos se passaram e os módulos voltam agora pelas mãos do mesmo Rodney Miranda, que deve ser aplaudido e elogiado pela iniciativa, que permite dar à população de Vila Velha uma maior sensação de segurança. Faz parte do plano de Rodney Miranda instalar mais nove módulos de segurança em toda Vila Velha até o final de seu mandato. Ressalte-se, entretanto, que os módulos de agora são muito mais modernos e confortáveis do que os da era do Pro-Pas.

De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Vila Velha, o módulo vai servir como um ponto de apoio para os agentes e conta com uma equipe 24 horas por sete dias da semana. O espaço abriga os agentes municipais e as viaturas, além de estar conectado com o sistema de videomonitoramento e as câmeras localizadas nas adjacências do módulo, o que facilitará o atendimento de ocorrências nas proximidades.

"A base é mais um avanço para o município. Essa estrutura vai ampliar a presença da Guarda na cidade. O módulo é mais uma ferramenta de conexão entre a população e a Guarda Municipal, aproximando ainda mais os agentes e a comunidade no intuito de cuidar do cidadão”, afirmou Rodney Miranda, segundo o site da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Diversas autoridades participaram da inauguração do módulo, como o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o chefe da 2ª Delegacia Regional (Vila Velha), delegado Júlio César de Oliveira, e a secretária Municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha, Fabiana Maioral.

O espaço, além ser um suporte à Guarda Municipal, também dará apoio aos trabalhos das polícias Militar e Civil. O módulo de segurança da Guarda Municipal faz parte do Programa Municipal de Segurança. Também fazem parte desse programa a Guarda Municipal armada, com 76 guardas habilitados para o porte e o uso de arma de fogo, a utilização de equipamentos menos letais, como a Spark, e um concurso público para a contratação de mais 100 guardas municipais.

Para o site da Prefeitura Municipal de Vila Velha, a secretária Fabiana Maioral garantiu que os resultados do programa de segurança pública em Vila Velha começam a surtir resultados positivos:

“Esse conjunto de ações que a atual administração está colocando em prática reforça o trabalho inicial com a Guarda Municipal armada que, com apenas quatro meses de atuação, já tirou de circulação uma grande quantidade de drogas e recuperou diversos veículos roubados”, disse Fabiana Maioral, que também é delegada de Polícia Civil.

(Fotos: Site da Prefeitura de Vila Velha)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger