Homicídio tem queda de 16,1% no mês de janeiro no Espírito Santo, mas números assustam no Norte e Sul do Estado

O número de homicídios no mês de janeiro de 2015 no Espírito Santo chegou a 141. Foi 16,1% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram verificadas 168 mortes nos primeiros 31 dias de 2014. Contribuiu para a queda a estratégia montada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e o Comando Geral da Polícia Militar, ainda no mês de novembro último, quando foi traçada a Operação Verão. A operação acontece mais precisamente na Grande Vitória, onde a queda da violência foi de 32,1% – 74 assassinatos em janeiro deste ano, contra 109 no mesmo período de 2014.

Se houve queda significante na Região Metropolitana da Grande Vitória, houve crescimento preocupante no interior, justamente pala ausência da Operação Verão – a operação também tinha sido muito bem planejada pela Sesp e pelo Comando Geral da PM desde novembro passado, mas acabou atropelada pela equipe financeira do governo Paulo Hartung por causa da suspensão do pagamento de diárias aos policiais militares que seriam deslocados dos batalhões do interior para as praias de municípios como São Mateus, Conceição da Barra, Linhares, Aracruz, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Anchieta, Presidente Kennedy e outros.

Desta vez, a violência explodiu no Norte do Espírito Santo. Em janeiro deste ano, foram 52 homicídios, um acréscimo de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 45 assassinatos. No Sul, o aumento no número de assassinatos chega a 7,1%: 15 mortes em 2015, contra 14 no ano passado.

Na Grande Vitória a Operação Verão transcorre normalmente, pois não exige deslocamento de efetivo e, assim, sem necessidade de pagamento de diárias. O que preocupa as autoridades, porém, é o racionamento de combustível: o governo mandou cortar 20% da cota de cada viatura. Significa que as guarnições passam a circular menos pelas ruas da Grande Vitória e do interior do Estado.

O primeiro dia de fevereiro foi também preocupante no interior do Estado, onde foram registrados  cinco homicídios – foram três mortes na Grande Vitória. Foram verificados  assassinatos em Atílio Vivácqua, Pedro Canário, Aracruz, Santa Teresa e Nove Venécia. Na Grande Vitória, foram dois na Serra e um na capital.

No dia 11 de novembro do ano passado, o então comandante geral da PM, coronel Edmilson dos Santos, publicou diretrizes para a Operação Verão, que se iniciou em 26 de dezembro e tem data para se encerrar em 22 de fevereiro. Deveria acontecer nos principais balneários do Estado (Vila Velha, Serra, Vitória, Guarapari, Conceição da Barra, Guriri, Pontal do Ipiranga, Orla de Aracruz, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta) e municípios integrantes das principais rotas turísticas, como região Serrana.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger