Advogado dribla a ‘Bancada da Bala’ e vai presidir a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado elegeu, por unanimidade, o deputado José Priante (PMDB-PA) para presidir o colegiado neste ano. Advogado de Belém, no Pará, José Benito Priante Júnior nasceu em 2 de dezembro de 1963. Embora a ‘Bancada da Bala’ – parlamentares que são oriundos do sistema de segurança pública ou militares do Exército –, José Priante acabou sendo o nome escolhido para presidir o Colegiado na Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos.

O parlamentar sugeriu aos demais integrantes que a Comissão sistematize todas as propostas sobre segurança pública em tramitação na Câmara. Priante acrescentou que é uma honra assumir um colegiado responsável por analisar “matérias que tanto preocupam a família brasileira”. José Priante está em seu quinto mandato na Câmara.

A “bancada da bala” da Câmara, reforçada nesta legislatura, domina a Comissão de Segurança Pública da Casa. Dos 33 titulares da comissão, 17 (51%) são parlamentares egressos de corporações das polícias Militar, Civil e Federal; do Exército e dos Bombeiros. A informação é o jornal O Globo.

Com essa composição, esse grupo terá a maioria e poderá aprovar os projetos de sua autoria. A bancada já anunciou que pretende extinguir o limite de idade para criminalizar menores que cometem crimes, querem acabar com o direito de presos condenados a visitas íntimas e também aos “saidões” (indultos), como ocorre no Natal e em outras datas; e desburocratizar e ampliar o acesso ao porte de arma pela sociedade.

Segundo ainda o Globo, vários desses parlamentares apresentaram a patente da corporação como nome eleitoral e o adotam na Câmara. Entre os integrantes da comissão estão: Delegado Edson Moreira (PTN-MG), Delegado Éder Mauro (PSD-PA), Delegado Waldir (PSDB-GO), Capitão Fábio Abreu (PTB-PI), Capitão Augusto (PR-SP), Major Olimpio (PDT-SP), Cabo Daciolo (PSOL-RJ) e Cabo Sabino (PR-CE). Os Bolsonaro - pai (Jair) e o filho (Eduardo) - estão na comissão. No outro extremo, o PT indicou o Padre João (MG) para compor a Comissão de Segurança.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger