Diretoria de Operações Táticas do sistema prisional capixaba tem novo chefe

A Diretoria de Operações Táticas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está sob nova chefia. O novo diretor é Fernando Bastos Vieira, que assume a vaga de Leonardo Carneiro de Andrade, o Van Damme, que ficou no posto por sete meses. A cerimônia de posse aconteceu no dia 6 deste mês, na sede da DOT, na antiga Penitenciária Estadual de Pedra D’Água, na Glória, em Vila Velha.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, o diretor de Segurança Penitenciária, Thiago Buzetti Zardini, o diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, além de servidores da Diretoria de Operações Táticas, diretores de unidades prisionais, servidores da Sejus e familiares do novo diretor.

Durante a solenidade, servidores que compõem o Grupo de Intervenções Táticas (GIT) da DOT cantaram o hino da Diretoria e a música 'Fibra de Heróis' de Barros Filho e César Guerra Peixe - cantada em eventos militares para homenagear a bandeira nacional.

O novo diretor, Fernando Bastos Vieira, foi condecorado pelo secretário, Eugênio Ricas, com um brevê – uma insígnia com o número um e o brasão da Diretoria. Já em agradecimento aos trabalhos realizados durante o tempo em que conduziu a DOT, Leonardo Carneiro, o Van Damme, recebeu uma placa de homenagem das mãos da colega de equipe, Luciana Calente, em nome de todos da equipe.

O secretário Eugênio Ricas deu as boas-vindas ao novo diretor e destacou a importância da função. "Não tenho dúvidas de que o Fernando será bem sucedido à frente da equipe. Desejo muito sucesso e sorte nessa nova caminhada. A DOT está no caminho certo e tenho certeza de que continuará a ser muito bem conduzida", afirmou.

Já o novo diretor de Operações Táticas da Sejus, Fernando Bastos Vieira, comentou o momento. "Estou entusiasmado e motivado a continuar um trabalho tão eficaz que fizemos ao longo desse tempo. Agradeço ao Leonardo por ter me dado a oportunidade de ter sido seu adjunto, por ter aprendido tanto com ele. Agora, estou à disposição para continuar servindo ao Estado, dando sempre o meu melhor", comemorou.

Considerada a unidade de elite da Sejus, a Diretoria de Operações Táticas há 13 meses é responsável pela estatística de nenhuma rebelião no Estado, graças ao trabalho preventivo e de capacitação técnica de todos os servidores das unidades prisionais, através de técnicas de Gerenciamento de Crises e Controle de Distúrbios.

Sobre o novo diretor

Fernando Bastos Vieira é inspetor penitenciário de carreira da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), oficial da reserva (R2) do Exército Brasileiro, Especialista em Segurança e em Criminologia. Sua trajetória começou como diretor-adjunto de Segurança da Sejus em 2011. Depois foi trabalhar no Serviço de Inteligência da Sejus, responsável por monitorar e reprimir organizações criminosas no sistema prisional. Em 2012, foi convidado pelo Ministério Público Estadual para coordenar o Núcleo de Inteligência do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), que fiscaliza o sistema prisional. Um dos trabalhos do grupo foi a Operação Mouro, que colocou advogados, inspetores penitenciários com desvios de conduta e traficantes atrás na cadeia, se tornando a maior operação de combate à corrupção no sistema prisional, com 28 mandados de busca e apreensão e prisão. Após esse trabalho, Fernando Bastos Vieira foi convidado para ser diretor-adjunto da DOT.

(Com informações também do Portal da Sejus/ES)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger