Lançada a 3ª edição da coleção 'Carreiras em Ação: Delegado de Polícia em Ação’, do capixaba Bruno Zanotti e do maranhense Cleopas Isaías Santos

Os delegados de Polícia Civil Bruno Taufner Zanotti (Espírito Santo) e Cleopas Isaías Santos (Maranhão) acabam de lançar a terceira edição do livro ‘Carreiras em Ação: Delegado de Polícia em Ação’, pela Editora JusPodivm. A pré-venda do livro com postagem está prevista para o dia 17 deste mês. Esta nova edição inclui questões de concursos comentadas inseridas ao longo da obra.

Para o professor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e da  Escola Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo ( ESMP) e procurador do Estado do Espírito Santo Leonardo de Medeiros Garcia, a obra tem uma abordagem abrangente e, ao mesmo tempo, didática.

Segundo ele, a coleção 'Carreiras em Ação: Delegados de Polícia em Ação’ visa preparar os candidatos para as provas discursivas dos concursos das carreiras jurídicas mais importantes do País, suprindo uma lacuna no mercado:

“Além de trazer modelos de peças, pareceres e pronunciamentos, contemplando orientações e dicas essenciais, a coleção tem o objetivo de facilitar a compreensão de como se dá a atuação prática em cada carreira jurídica, tanto na esfera judicial, quanto na extrajudicial. Ao invés de se limitar à reprodução simples e desconexa de ‘modelos’ de peças, pareceres e pronunciamentos, os autores proporcionam uma visão sistemática da atuação em cada carreira, com exemplos atuais. Cada carreira exige conhecimento e abordagem específica na hora da prova”, afirma o jurista Leonardo Garcia.

A coleção foi dividida em quatro carreiras: Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Pública e Delegado de Polícia. “Esperamos com mais esta coleção contribuir na preparação dos diversos concursos públicos, munindo os candidatos de conhecimentos úteis e essenciais para a aprovação nas provas discursivas, especialmente as que exigem elaboração de peças e pareceres”, diz um dos autores, o delegado capixaba Bruno Zanotti.

Ele e o escritor Cleopas Isaías Santos, que é delegado de Polícia Civil no Maranhão, sustentam que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a sociedade brasileira tem observado uma crescente atuação das Polícias Judiciárias, em especial no combate aos crimes do colarinho branco. Essa situação é decorrente de uma nova postura dos delegados de Polícia, capaz de conciliar o respeito aos direitos fundamentais e o conhecimento dos limites e possibilidades de suas atribuições.

“A presente obra é reflexo dessa mudança de perspectiva e, nesta nova edição, reiteramos o compromisso de trazer o que há de mais atualizado a uma adequada atuação da atividade policial no Estado Democrático de Direito. Após a edição de importantes leis, publicação de relevantes julgados e realização de concursos públicos, a obra vem revista, atualizada e ampliada com novos temas imprescindíveis à investigação criminal presidida pelo Delegado de Polícia”, dizem os autores.

Desse modo, além dos inúmeros julgados e questões de concurso do último ano, a obra está atualizada com os seguintes atos normativos: Lei Complementar nº 144/14 (prescreve novos requisitos para a aposentadoria especial das polícias); Lei nº 13.047/14 (reorganiza a carreira dos Delegados da Polícia Federal); e Lei n° 13.060/14 (regula o uso progressivo da força).

Houve, ainda, a inserção das súmulas aprovadas em dois grandes eventos: o 1º Encontro Nacional de Delegados de Polícia sobre Aperfeiçoamento da Democracia e Direitos Humanos, realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 28 e 29 de novembro de 2014, e o 1º Congresso Jurídico dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, nos dia 17 e 18 de novembro de 2014.

“Ademais, convidamos todos a conhecerem o nosso novo projeto, a obra ‘Temas Avançados de Polícia Judiciária’, publicada esse ano pela Editora Juspodivm”, diz Bruno Zanotti.

A ideia do livro surgiu nos debates entre Bruno Zanotti e Cleopas Isaías Santos sobre a importância de aprofundar muitos dos temas tratados na terceira edição do ‘Coleção Carreiras em Ação: Delegados de Polícia em Ação’ com o objetivo de resgatar a fase preliminar do processo penal desse purgatório doutrinário e trazer ao debate comprometido constitucionalmente com a garantia dos direitos fundamentais do investigado, como já deveria estar sendo feito, no mínimo, desde a Constituição da República de 1988. “Por fim, agradecemos os diversos e-mails e contatos pelas redes sociais, elogiando o livro e fazendo críticas e sugestões”, finalizam Bruno Taufner Zanotti e Cleopas Isaías Santos.

Para comprar o livro, vá ao link http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/cleopas-isaias-santos/colecao-carreiras-em-acao---delegado-de-policia---3a-ed-rev-amp-e-atualizada-2015/1555

Sobre os autores

Bruno Taufner Zanotti: Doutorando e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Especialista em Direito Público pela FDV. Professor de Direito Constitucional e Direito Penal. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público da Faculdade Estácio de Sá. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Associação Espírito-Santense do Ministério Público. Professor de cursos preparatórios para concurso público. Delegado da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Cofundador do site www.pensodireito.com.br e colunista do site www.delegados.com.br.





Cleopas Isaías Santos: Mestre e Doutorando em Ciências Criminais pela PUC/RS; Especialista em Dogmática Penal Alemã pela Georg-August Universität Göttingen (Alemanha); Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal); Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá; Professor de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB; Professor na Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão – ESMPMA; Professor na Pós-Graduação da Universidade CEUMA; Professor na Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão – ESMAM; Ex-Professor na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul – FESDEP; Professor na Academia Integrada de Segurança Pública do Estado do Maranhão – AISP; Autor de diversos capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, nacionais e estrangeiros; Membro do Instituto Brasileiro de Processo Penal – IBRASPP; Parecerista do Boletim do Instituto Brasileiro de Processo Penal – IBRASPP; Parecerista da Revista de Estudos Criminais – REC; Conferencista em congressos nacionais e internacionais; Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; Ex-escrivão de Polícia Civil; Ex-escrivão de Polícia Federal; Ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Maranhão; Delegado de Polícia Civil no Estado do Maranhão.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger