PMES recebe comitiva do Japão e inicia ‘Semana Internacional de Polícia Comunitária Sistema Koban’

A partir desta segunda-feira (02/03), a Polícia Militar do Espírito Santo recebe a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que é a Policia Nacional do Japão, e representantes do Ministério da Justiça para um intercâmbio entre as Polícias e conferir a experiência do sistema Koban de Polícia Comunitária. O cronograma de visita conta com a recepção da comitiva pelo comandante geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento.

Ao longo da semana o grupo também participará de outras atividades, como a visita ao 1º Batalhão e Projeto de Policiamento Comunitário com Vídeo Monitoramento do Programa “Crack, é possível vencer” do Centro e Grande Santo Antônio, visita à Experiência de Polícia Comunitária da Região da Grande São Pedro em Vitória, visita à 6ª Companhia Independente – Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC, Patrulha Rural, Proerd e Banda Junior, visita ao 10º Batalhão e Centro Integrado de Segurança e Cidadania – 1ª Cia do 10º BPM e visita à Prefeitura Municipal de Guarapari e apresentação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM, Central de Vídeo Monitoramento e Rede de Promoção de Ambientes Seguros – REPAS.

Já na próxima sexta-feira (06), a comitiva participa do Seminário Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban, que será realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), com início as 8h30. As equipes do Japão e do Ministério da Justiça ficam no Estado até o dia 9 deste mês, quando se encerram as atividades.

Em maio de 2014, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Policiais Militares Estaduais se reuniu em Brasília, com o ministro da Justiça. José Eduardo Cardozo, para definir Acordo de Cooperação Técnica Internacional para a implantação do Policiamento Comunitário utilizando o sistema Koban, que é adotado em todo o Japão. No encontro, foram traçadas diretrizes para que o método japonês seja estendido para demais estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo.

Em 2010, a Polícia Militar de Minas Gerais atravessou o oceano Atlântico para buscar no Japão técnicas e estratégias para trabalhar na prevenção da criminalidade e como aumentar a sensação de segurança em Minas Gerais. Naquela época, cerca de 500 militares aprenderam sobre a experiência japonesa conhecida como Koban, cujo objetivo é aproximar a Corporação dos moradores. A experiência foi aplicada no Estado mineiro e serviu de base para aprimorar o policiamento comunitário no território mineiro.

Esta nova fase de implantação do sistema para outros Estados no País gerou grande expectativa no Japão. A cooperação entre Brasil e governo japonês já vem de muitos anos e tem bons resultados. Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo acreditam nesta parceria para solucionar as questões de segurança pública no Estado e no restante do Brasil.

A PMES iniciou curso de formação para oficiais e praças a respeito do modelo Koban em julho de 2011, que foi o 3º Seminário de Polícia Interativa, acompanhado do  lançamento do Curso Nacional de Gestor de Policiamento Comunitário Sistema Koban.

Já no período de 17 a 21 de outubro de 2011, foi realizado o Curso Nacional de Promotor de Policiamento Comunitário Sistema Koban, que teve a participação de 50 militares capixabas. As aulas foram ministradas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Vitória.

O curso foi realizado segundo o acordo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério da Justiça e o Governo do Espírito Santo. Teve como palestrante o tenente-coronel Jailson Miranda, que falou sobre a ‘Polícia Interativa e Sistema Koban’. Ele abordou a experiência dos policiais capixabas que viram na prática o funcionamento do sistema no Japão.

Em setembro de 2011, o tenente-coronel Jailson Miranda esteve em Tóquio, junto com outros 12 oficiais de 10 estados brasileiros, participando do Curso de Capacitação em Polícia Comunitária (Sistema Koban).

(Com informações também do site da PMES)

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger