VEJA A LISTA DOS 30 AGRACIADOS COM A HOMENAGEM: Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo é homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha Alferes Tiradentes

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, foi um dos 30 militares homenageados pela Assembleia Legislativa com a Medalha Alferes Tiradentes e diploma comemorativo aos 180 anos da instituição, comemorados no início de abril. A cerimônia da entrega da medalha aconteceu na noite de segunda-feira (27/04), no plenário Dirceu Cardoso.

A solenidade foi proposta pelo deputado Da Vitória (PDT), responsável pela criação da Medalha Alferes Tiradentes, ainda em seu primeiro mandato como parlamentar. Os homenageados receberam o diploma das mãos dos deputados, sendo um policial indicado por parlamentar.

A festa de segunda-feira contou com a presença dos 30 militares agraciados com a medalha e o diploma, além de seus familiares – esposas, filhos, pais e amigos. Pelo menos 16 deputados participaram da sessão solene – inclusive o presidente da Casa, Theodorico Ferraço –, que foi organizada pelo gabinete do deputado Da Vitória e pelo cerimonial do Legislativo Estadual. A solenidade teve a presença do secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado, coronel José Nivaldo Vieira.

“Foi uma sessão solene muito bonita, que mais uma vez procurou valorizar profissionais responsáveis pela segurança de nossos cidadãos. São policiais militares que vão para as ruas defender a sociedade. Portanto, estão todos de parabéns”, elogiou o deputado Da Vitória, que é cabo da reserva remunerada da PM.

A Medalha Alferes Tiradentes foi instituída pela Resolução 2.543/2008 para  policiais e bombeiros militares em reconhecimento a "valiosos serviços ou ações meritórias prestados à sociedade capixaba".  história militar no Brasil iniciou-se com a chegada do primeiro governador-geral, Tomé de Souza, que desembarcou na Bahia com uma frota de seis navios, trazendo aproximadamente mil pessoas, dentre eles os primeiros 600 soldados portugueses. No Espírito Santo, em 23 de maio de 1535 desembarcou o capitão-mor Vasco Fernandes Coutinho com 60 tripulantes que vinha com o objetivo de administrar e de colonizar a capitania.

Rebeliões ocorriam pelas províncias, canalizando os anseios de diversos setores da sociedade por uma vida melhor. Para manter a ordem o governo precisava de uma força militar fiel. Para isso foi criada em 18 de agosto de 1831 a Guarda Nacional, que tinha como objetivo de defender a ordem pública e a propriedade, combatendo as revoltas populares.

O presidente da Província do Espírito Santo, Manoel José Pires da Silva Pontes, resolveu reorganizar sua força militar criando a Companhia de Guarda de Polícia Provincial por intermédio da Lei Provincial 9, decretada pela Assembleia Legislativa em 6 de abril de 1835, e por ele sancionada.

O primeiro comandante da Polícia Militar do Espírito Santo foi o Alferes Antônio Ferreira Rufino, que comandou a corporação até 2 de dezembro de 1839.

Os agraciados

CORONEL MARCOS  ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO
COMANDANTE-GERAL DA PMES (homenageado pelo deputado Da Vitória)
Ingressou na PMES em 1986, fez curso de formação de oficiais junto à Polícia Militar de Minas Gerais, aperfeiçoamento de oficiais na Ufes, e curso superior de polícia pela Fucape. É bacharel em Direito pela UVV. Em janeiro de 2015 assumiu o Comando Geral da PM-ES.

3° SARGENTO ANTÔNIO TADEU MATTOS SAMOURA (homenageado pela deputada Eliana Dadalto) 
Ingressou na corporação em 1987. Fez cursos nas áreas de integração das normas internacionais de direitos humanos e do programa de proteção à criança e ao adolescente e ações para controle de armas. Atualmente está lotado no 12° Batalhão, em Linhares.

2° SARGENTO DÁRIO DOMÍNIO PRÓSPERO (homenageado pela deputada Janete de Sá) 
Ingressou na corporação em 1988. Em 2006, foi promovido por bravura e foi destaque operacional por várias vezes. Atualmente está lotado na 2.ª Companhia, do 6° Batalhão.

CABO VALDENIR DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA (homenageado pela deputada Raquel Lessa) 
Ingressou na corporação em 2004. Possui diversos cursos de capacitação, dentre eles capacitação para integrantes do Grupo de Ação Operacional (GAO); direitos humanos e gerenciamento em crise. Atualmente está destacado no 2° BPM - GAO.

CABO CLAUDIO ROBERTO NASCIMENTO (homenageado pelo deputado Almir Vieira)
Ingressou na corporação em 2000. Possui cursos de direção defensiva, intervenção policial, dentre outros. Atualmente exerce função na 1ª seção do BPM.

MAJOR CARLOS HENRIQUE NOGUEIRA (homenageado pelo deputado Dary Pagung) 
Bacharel em Ciências Contáveis, é oficial da Polícia Militar com especialização em Segurança Pública, bacharelando em Direito e pós-graduando em Ciências Jurídicas. Atualmente exerce função no comando de policiamento ostensivo metropolitano.

SUBTENENTE CHARLES LUIZ OLIVEIRA SANTOS (homenageado pelo deputado Doutor Hércules)
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia, especialização em formação docente e especialista em saúde da Polícia Militar. Na área da enfermagem tem experiência com ênfase em tratamento de dependência química.

MAJOR RÍODO LOPES RUBIM (homenageado pelo deputado Edson Magalhães) 
É graduado em Segurança Pública com especialização em Gestão de Recursos Humanos e em Segurança Pública. Atualmente é chefe da seção de logística p/4, na unidade do 10° BPM.

SARGENTO VALDIR BATISTA DE ALFREDO (homenageado pelo deputado Enivaldo dos Anjos)
Ingressou na corporação em 1974. Exerceu sua função em diversos municípios, dentre eles, Nova Venécia, Mantenópolis, Pancas, Marilândia e Águia Branca.  Atualmente está na reserva remunerada.

SUBTENENTE LEONARDO CHARLISGTON PAGANI (homenageado pelo deputado Erick Musso)
Graduado em Gestão de Recursos Humanos, atualmente está lotado no 5° BPM, município de Aracruz, no grupo de apoio operacional, na função de subcomandante.

CORONEL RUY GUEDES BARBOSA JUNIOR (homenageado pelo deputado Gilsinho Lopes) 
Fez curso de formação de oficiais na Polícia Militar de Minas Gerais. É bacharel em Direito, com especialização em Segurança Pública e em Administração Pública e curso superior de polícia. Atualmente é subcomandante geral da PM-ES.

CAPITÃO JAIRO ENGELHARDT GOMES (homenageado pelo deputado Marcos Bruno)
Possui curso de formação de oficiais e de bacharel em Direito. Atua no 7° BPM, município de Cariacica, onde desempenha função de comando.

2° TENENTE EDILSON BARCELOS CHAGAS (homenageado pelo deputado Padre Honório) 
Ingressou na corporação em 1993, é graduando em Gestão e Administração Pública. Atualmente é comandante do 1° pelotão da 3ª Companhia do 11° Batalhão.

CAPITÃO LEONARDO DE CASTRO CAVATTI (homenageado pelo deputado Amaro Neto) 
Ingressou na Corporação em 1997. Fez os cursos de formação e aperfeiçoamento de oficiais, com especialização em Segurança Pública. Atualmente é comandante da 2ª e 4ª Companhia do 2° BPM.

CABO JUCÉLIO NASCIMENTO PORTO (homenageado pelo deputado Bruno Lamas) 
Graduado e pós-graduado em Gestão Ambiental, há 19 anos atua como cabo da PM. Atualmente está destacado no 6° BPM, município de Serra. Em 2005 recebeu o título de melhor PM do Espírito Santo.

CAPITÃO STEFAN DE OLIVEIRA PIMENTA (homenageado pelo deputado Euclério Sampaio)
Possui curso de formação de oficiais; é bacharel em Direito e pós-graduado latu sensu em Segurança Pública e em Direito Judiciário. Atualmente é chefe da 1ª seção do Batalhão de Missões Especiais

2.° SARGENTO JORGE RABELLO (homenageado pelo deputado Freitas) 
Ingressou na corporação em 1988. Conta com 27 anos de serviços prestados à comunidade mateense. Fez vários cursos para melhor atendimento comunitário.

MAJOR  MARCOS TADEU PIMENTEL (homenageado pelo deputado Gildevan Fernandes) 
Possui curso de formação de oficiais, é graduado em Direito e pós-graduado em Segurança Pública. Atualmente responde pela P4 do 7° BPM como responsável direto pela logística.

CAPITÃO WALDEMAR ABELDT JUNIOR (homenageado pelo deputado Hudson Leal) 
Graduado em Segurança Pública, possui curso de formação de oficiais e pós-graduação latu sensu em segurança pública. Atualmente é subcomandante da 11ª Companhia Independente, de Viana.

CAPITÃO GORBOLY DE PRA LAIBER (homenageado pelo deputado Marcelo Santos) 
Bacharel em Direito, pós-graduado em Educação, Gestão e Segurança de Trânsito e cursou especialização em Direito Público com ênfase em Direito Administrativo. Atua na 9ª Companhia Independente como comandante de destacamento.

CABO ISAIAS SIQUEIRA XAVIER (homenageado pelo deputado Sandro Locutor) 
Ingressou na corporação em 1992. Graduado em Educação em Gestão Ambiental. Atualmente está lotado na 11.ª Companhia Independente, do município de Viana.

CAPITÃO FELIPE PRATTI ORLANDI (homenageado pelo deputado Sergio Majeski) 
Possui curso de formação de oficiais e pós-graduação latu sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública. Destacado no Batalhão de Missões Especiais, atua na função de comandante de companhia.

Homenageados pela Comissão de Segurança

TENENTE-CORONEL EDMILSON BATISTA SANTOS 
Oficial pela Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Trânsito e em Segurança Pública. Atualmente exerce função no Estado Maior Geral.

CAPITÃO LUIZ FERNANDO SILVA GUIMARÃES
Ingressou na PM-ES em 2002. Fez o curso de formação de oficiais e bacharelado em Direito. Desde 2012, atua diretamente no gabinete do comandante geral, na função de ajudante de ordens e assessoramento.

CAPITÃO IRIO DORIA JUNIOR
Graduado em Segurança Pública e bacharel em Direito. Possui especialização latu sensu em Políticas Sociais, Segurança Pública e Ciências Militares.  Atualmente exerce função no Batalhão de Policiamento Militar Ambiental.

SUBTENENTE PM MOISÉS PEREIRA DE ALMEIDA
Ingressou na corporação em 1989.  É tecnólogo em Gestão Ambiental e pós-graduado em Educação e Gestão Ambiental. Atualmente está lotado no município de Fundão.

2° SARGENTO JULIANO CEZAR SALLES
Ingressou na corporação em 1997.  Dentre outros, possui cursos de polícia interativa, cinofilia policial, gerenciamento de crise e de busca e apreensão. Atualmente está lotado na Companhia de Operações com Cães.

3° SARGENTO JOBERLAN ANGELO VACCARI
Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Penal.  Fez diversos cursos de capacitação, dentre eles, violência doméstica e gerenciamento de crise. Está lotado no 11° BPM, 1ª Companhia, no município de Barra de São Francisco.

CABO HILTON JUNIOR VASCONSELLOS
Ingressou na Corporação em 1996, é graduado em História e pós-graduado em Direito, Gestão e Educação de Trânsito. Atualmente está destacado no Batalhão de Trânsito.

CABO MAURO DOMINGOS PEREIRA
Ingressou na corporação em 1992. Dentre outros, possui curso de polícia interativa, policiamento velado, condução de veículos de urgência e emergência e método Giraldi.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger