SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO, JORNALISTA ANDRÉIA LOPES SE CALA: Detran não responde questionamentos do Blog do Elimar Côrtes e assessor de Comunicação do órgão diz que cumpre “determinação do Governo”

Desde o dia 1º de abril deste ano, o Blog do Elimar Côrtes está tentando buscar informações junto à Assessoria de Comunicação do Departamento Estadual de trânsito (Detran/ES) para a produção de reportagens. Na última quarta-feira (15/04) o Blog mandou mensagem, por email, ao chefe da Comunicação do órgão, jornalista Christiano Mattos, em busca da posição do diretor do Detran, o delegado de Polícia Fabiano Contarato, sobre os últimos acontecimentos, como a confusão envolvendo examinadores e policiais militares, em Vila Velha, no dia 10 deste mês, e a decisão dele (Contarato) de proibir policiais militares fardados de realizarem provas de trânsito. Nenhuma reposta da assessoria chegou ao Blog.

Uma dirigente da Associação dos servidores do Detran, interessada na divulgação de alguns fatos, com a devida repercussão junto à direção do órgão – como é o papel do Jornalismo –, insistiu com o Blog do Elimar Côrtes sobre o fato de uma notícia não ter sido publicada. A resposta dada à dirigente de classe é que o chefe da Comunicação do Detran, jornalista Christiano Mattos, não havia respondido à demanda.

Ela, então, se dirigiu à sala do Christiano Mattos para pedir ao assessor que respondesse ao Blog do Elimar Côrtes, como ele já fizera com A Tribuna e A Gazeta. Resposta dada pelo assessor de Comunicação do Detran, jornalista Christiano Mattos, à dirigente da Associação de Servidores do Detran: “Não respondi nada ao Elimar Côrtes e nem vou responder por determinação do Governo”.

Certamente, a "determinação do Governo" foi repassada ao assessor Christiano Mattos pela cúpula da Superintendência de Estado de Comunicação (Secom), cuja secretária é a jornalista Andréia Lopes. O governador Paulo Hartung não perde seu tempo conversando com assessores de Imprensa. Se foi dele a "determinação", com certeza mandou sua secretária Andréia Lopes fazer o comunicado. Hartung tem dificuldade até para receber secretários de Estado em seu gabinete, quanto mais conversar com 'aspones'.

Às 12h48 de sexta-feira (17/04), o Blog do Elimar Côrtes encaminhou mensagem, via email, para a gerente de Atendimento à Imprensa da Secom, jornalista Márcia Brito, a quem a Assessoria de Imprensa do Detran está subordinada. Até este momento a Márcia Brito não respondeu ao email.

Secretária de Comunicação, jornalista Andréia Lopes usa celular pago pelos cidadãos capixabas, mas não atende ligações

No decorrer da tarde de sexta-feira, o  Blog do Elimar Côrtes tentou falar, por telefone, com a secretária de Comunicação do Governo, jornalista Andréia Lopes. Várias ligações foram feitas para o celular funcional de Andréia Lopes. Até este momento, Andréia Lopes não atendeu as ligações. Recados foram deixados com a secretária de Andréia Lopes, mas, mesmo assim, a chefe de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo manteve-se em silêncio.

Ressalte-se: o celular usado pela secretária Andréia Lopes é do Estado do Espírito Santo; o seu uso é bancado pelos cidadãos que pagam impostos. O celular não é particular. Logo, ela teria a obrigação de atender qualquer ligação, mesmo de jornalista “indesejável” por ela e por gente do governo que ela “jurou” defender.

Fica, então, uma indagação: se o ex-governador Renato Casagrande tivesse vencido as eleições no ano passado ele iria boicotar A Rede Gazeta de Comunicação, de onde a jornalista Andréia Lopes  foi “retirada” para ser secretária no governo de Paulo Hartung? Pergunta se faz  necessária porque, em boa parte da campanha eleitoral, o jornal A Gazeta, onde Andréia Lopes era uma das editoras Executivas, mostrou uma certa queda à candidatura de Hartung.

Andréia Lopes era uma das responsáveis por inúmeras manchetes de capas negativas ao governo de Renato Casagrande. Claro que ela foi escolhida para compor o governo Paulo Hartung devido a sua competência. Andréia Lopes sempre foi uma das melhores jornalistas do Brasil. Seu currículo é invejável.

Andréia Lopes é tão competente e super conhecida como jornalista que, na tarde do dia 5 de janeiro de 2014, um famoso e competente delegado de Polícia Civil do Espírito Santo acabou sendo preso por tentar ajudá-la. O delegado  foi preso, algemado e levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória após ponderar com policiais militares, em Jardim da Penha, a permitir que o carro deixado por Andréia Lopes em um local proibido seria retirado do local imediatamente, porque a moça (Andréia Lopes) havia subido a um apartamento, mas já estava voltando. E, de fato, Andréia Lopes já estava no local onde deixou o veículo quando os militares foram grosseiros com o delegado. O delegado, porém, foi tão gentil que assumiu a culpa, como se o veículo fosse dele, só para não prejudicar e arranhar a imagem da jornalista Andréia Lopes.

Esta notícia foi divulgada, primeiramente, somente pelo jornal A Tribuna. Dois dias depois do fato é que Andréia Lopes, como editora Executiva de A Gazeta, publicou a mesma informação. Detalhe: A Tribuna ouviu o outro lado, que foi dar espaço para o delegado. Já A Gazeta não ouviu o delegado, que salvou a pele da jornalista Andréia Lopes. Portanto, competência profissional nada tem a ver com caráter profissional.

E agora a dona Andréia Lopes vem, em nome do governo que ela defende (ela é muito bem remunerada, ganha R$ 15,4 mil por mês como secretária, com dinheiro pago por nós, com nossos impostos), promovendo boicote a este Blog. Pelo menos no caso do Detran.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger