Sicoob diz que ‘conselheiros estão indignados com a acusação indevida’ e garante que operações não causaram risco aos sócios do sistema

Procurada pelo Blog do Elimar Côrtes, a direção do Sicoob no Espírito Santo se manifestou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, a respeito da ação penal aberta contra quatro de seus membros pela acusação de praticar operações temerárias em favor de 24 empresas cooperadas. Os dirigentes denunciados pelo Ministério PúblicoFederal são Ilson Xavier Bozi, Pedro Morais Bourdon, Carlos Fornazier e Ary Celio de Oliveira.

– Blog do Elimar Côrtes – As pessoas denunciadas ainda são dirigentes do Sicoob?
Sicoob – Dois ex-dirigentes (na resposta, a direção do Sicoob não cita quais) são conselheiros do Sicoob Sul Serrano. Eles foram eleitos e tiveram os nomes homologados pelo Banco Central.

– Qual a posição do Sicoob em relação à denúncia do Ministério Público Federal?
– A cooperativa estava em início de atividades (entre 2007 e 2009 quando aconteceram as supostas irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal). Foram adotadas todas as providências. Concluiu-se que a melhor opção seria incorporá-la ao Sicoob Sul Serrano, processo natural nas corporações, medida efetivada e muito bem sucedida.

– As operações irregulares, segundo o MPF causaram prejuízo à Cooperativa? Se causaram, qual foi o prejuízo?
– Os associados ao Sicoob no Espírito Santo sempre compartilharam resultados positivos, ao longo dos 26 anos de funcionamento da instituição financeira cooperativa. Depois da incorporação, o Sicoob Sul Serrano inaugurou mais quatro agências em Vitória e promoveu significativas melhorias naquela onde funcionava o antigo Sicoob Metropolitano, na Enseada do Suá.

Além da ampliação, houve aumento do limite operacional, da capacidade de atendimento e a profissionalização da gestão. Hoje, as agências da Capital estão localizadas também na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Jardim Camburi, em Jardim da Penha e no Centro de Vitória.

– Essas pessoas responderam algum procedimento interno? Se responderam, qual foi o resultado?
– Foi constatado que não havia risco aos sócios do sistema.

– Gostaria de saber também, caso essas quatro pessoas ainda estejam trabalhando no Sicoob, qual a posição delas em relação à denúncia.
– Os conselheiros estão indignados com a acusação indevida, respondendo nas esferas competentes e tranquilos quanto ao desfecho do processo, pois com a incorporação da cooperativa, a Região Metropolitana está obtendo excelente desempenho, e os cooperados compartilham de resultados positivos.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é a maior instituição financeira cooperativa do país, com mais de 3 milhões de associados. Aberta a empresas e a pessoas físicas, trabalha com os mesmos produtos e serviços que os bancos oferecem. Os associados são donos do negócio. Atua em 25 Estados e no Distrito Federal, com 2,2 mil pontos de atendimento. As cooperativas têm aproximadamente 800 correspondentes, além de canais eletrônicos como internet banking e atendimento via celular.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger