Novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público anuncia as principais metas para o biênio 2015/2017

O promotor de Justiça Adélcion Caliman é o novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). Eleito com 266 votos, ele encabeçou a chapa Equilíbrio e União, no pleito realizado no dia 10 de abril. A eleição escolheu  a nova diretoria e os conselhos Fiscal e Deliberativo da AESMP para o biênio 2015/2017.
“Espero fazer uma gestão bem democrática, com a participação de todos os colegas”, resumiu o promotor de Justiça Caliman, ao falar das principais metas da gestão para o biênio 2015/2017.

“Pretendemos trabalhar em prol dos interesses da classe, sempre agindo e reagindo com a Procuradoria-Geral de Justiça, de forma autônoma e harmônica, visando garantir o cumprimento da Constituição Federal, das leis, das decisões judiciais e administrativas que garantam a defesa de nossas prerrogativas funcionais”, destacou o novo presidente da AESMP.

Sobre a participação dos promotores e procuradores de Justiça nos rumos da entidade, Adélcion Caliman garante que vai promover a implantação de uma gestão “ainda mais democrática na AESMP, com a instituição de calendário de reuniões periódicas com a classe e com as comissões temáticas criadas, buscando soluções propositivas para a valorização institucional.”

Também vai promover a interiorização da AESMP com encontros regionais constantes. O novo presidente da entidade vai criar o Portal da Transparência da Associação, em que os associados terão acesso às informações sobre a movimentação financeira da entidade.

“Vamos também incentivar o uso da sede social, promovendo eventos de integração e fortalecimento da classe, assim como ampliaremos e aperfeiçoaremos a carteira de convênios para melhor atender nossos associados e seus dependentes. Ainda em nossa gestão,  vamos manter e aprimorar a comunicação associativa para o repasse de informações legislativas, jornalísticas e sociais do interesse da classe”, pontuou o presidente Adélcion Caliman.

Outra meta é a criação de uma comissão para estudar a atualização e modernização do Estatuto da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, visando, segundo o promotor de Justiça Caliman, a descentralização administrativa.

“Precisamos manter e aprimorar a atuação da Comissão de Acompanhamento e Defesa das Prerrogativas Funcionais, garantindo-lhe autonomia e composição paritária entre membros da diretoria e demais associados. Vamos também modernizar a Escola de Estudos Superiores do Ministério Público, conferindo ao órgão autonomia financeira, administrativa e didática, de forma a possibilitar o aprimoramento de suas propostas pedagógicas”, garantiu o presidente da AESMP.

O promotor de Justiça Adélcion Caliman informa que outra meta é valorizar e apoiar os promotores e procuradores de Justiça aposentados e os que estão próximos da aposentadoria, “com prestação de serviços de apoio necessários.” Haverá ainda luta pelo restabelecimento da paridade de vantagens entre os associados ativos e inativos e ou aposentados: “Para este fim, criaremos uma comissão específica”, acrescenta o presidente da AESMP.

Quem é o novo presidente da AESMP

Adélcion Caliman, novo presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, é promotor de Justiça desde 22 de abril de 1992. Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1989, ele já foi policial civil: trabalhou como escrivão de Polícia entre 1987 e 1990 e, posteriormente, foi Delegado de Polícia Civil. “A primeira Delegacia em que trabalhei foi a de Muniz Freire”, recorda o líder dos promotores e procuradores de Justiça do Estado do Espírito Santo. Natural da localidade conhecida como Fazenda Saúde, em Venda Nova do Imigrante, Adélcion Caliman transferiu-se recentemente para a Promotoria Criminal de Vitória. Estava atuando  na Promotoria de Viana.

Homenagem

O 2º vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Victor Hugo Azevedo (ao centro na foto), participou da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Espírito-Santense do MP (AESMP). A cerimônia foi realizada no dia 24 de abril.

Adélcion Caliman, o novo presidente da AESMP, substitui o promotor de Justiça Marcello Queiroz, que, durante a solenidade, recebeu homenagem da Conamp pela atuação frente à AESMP.

Confira a íntegra da composição da chapa Equilíbrio e União:


Diretoria Executiva
Adélcion Caliman (presidente);
Lélio Marcarini (1º vice-presidente);
Carla Mendonça de Miranda Barreto  (2º Vice-presidente);
Pedro Ivo de Sousa  (1º Dir. Administrativo);
Célia Lúcia Vaz de Araújo (2º Dir. Administrativo);
Maxwell Miranda Araújo (1ºDir. Financeiro);
Arlinda Maria Barros Monjardim (2º Dir. Financeiro);

Conselho Fiscal 
Euclésio Ribeiro da Silva;
Patrícia Calmon Rangel;
Veraldo Macedo Miranda;
Maria Alice Murad Mello;
Claudeval França Quintiliano;

Conselho Deliberativo
Lauanda Abdala Brandão da Costa;
Gustavo Senna Miranda;
Tiago Boucault Pinhal;
Delano Oliveira Bersan;
Wagner Eduardo Vasconcellos;


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger