Tropa de Elite da PM capixaba faz exercícios em floresta do Exército

O Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo iniciou na terça-feira (09/06) uma série de exercícios no Centro de Instrução General Sampaio (CIGS) do Exército Brasileiro, localizado na Barra do Jucu, em Vila Velha. O evento conta com a participação de todo efetivo das companhias operacionais e das seções administrativas da unidade, considerada a Tropa de Elite da PM capixaba.

O treinamento no CIGS ocorre em área de mata fechada e aberta onde os policiais têm a oportunidade de desenvolver e aplicar todas as técnicas e táticas operacionais empregadas em missões que envolvam um ambiente rural como uma reintegração de posse, patrulha rural, busca e captura em regiões de mata entre outras.

As oficinas são específicas de cada companhia e o realizadas em pontos distintos do terreno. Durante os dois dias do treinamento, que dá uma folga nesta quarta-feira e se encerra na quinta-feira (11/06), os policiais estão tendo contato com todos os equipamentos e armamentos utilizados pelo BME, além de realizarem instruções com o que há de mais moderno em tecnologia para segurança pública.

“O trabalho policial exige profissionalismo, para que sejam minimizadas falhas durante as operações, sempre visando nossa própria segurança e a da população. Treinamentos como este valorizam o profissional e nos deixam em condições de atender melhor a sociedade capixaba.”, disse o cabo Castro, integrante da Companhia de Operações Especiais.

Para o comandante do BME, tenente-coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, a unidade necessita de treinamentos específicos devido à quantidade de missões e ambientes em que atua:

“Os integrantes do Batalhão de Missões Especiais necessitam dessa ambientação em área rural, visto que dentre nossas missões estão reintegração de posse rural, busca e captura de fugitivos em região de mata e patrulha rural. Continuaremos buscando, cada vez mais, o fortalecimento de nossas instruções”, assegura o oficial.


Rotam faz treinamento com helicóptero

Policiais do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) estão recebendo instrução com os militares do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Polícia Militar. A instrução, que teve início no último dia 2 e vai até esta quarta-feira (10/06), conta com uma parte teórica e uma prática, onde os policiais realizam incursão a pé em um conglomerado vertical e retornam após embarque na aeronave.

A instrução continuada é um dos pilares de manutenção de uma unidade policial. O comando da Rotam destacou que um efetivo, cujas atividades estão voltadas exclusivamente para o serviço operacional, necessita de ser condicionado para que esteja apto a cumprir suas tarefas operacionais em deslocamentos aéreos, entendendo e praticando as normas do NOTAer, para que seja feito com maior habilidade e segurança pelos policiais militares.

Nota do Blogueiro

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo está sempre buscando o aperfeiçoamento da tropa. Faz parte de seu Plano Estratégico garantir cada vez mais a proteção e a segurança da população. O Batalhão de Missões Especiais e a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) são tropas especializadas, que necessitam de treinamento. A sociedade capixaba agradece a decisão do Comando Geral da PMES em proporcionar ao seu efetivo que desempenhe sempre o melhor papel. Para o bem dos cidadãos.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger