BME bate recorde de apreensão de drogas e entrega premiação aos ‘Destaques Operacionais’ do primeiro semestre de 2015

O Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar já bateu o recorde de apreensão de drogas em toda a sua história. Neste ano de 2015, até o momento, foram apreendidos mais de 1.400 quilos de maconha. Em apenas uma operação, o BME retirou de circulação mais de uma tonelada da droga. O balanço foi divulgado pelo comandante da unidade, tenente-coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, na sexta-feira (03/07), durante entrega da premiação aos militares que foram ‘Destaques Operacionais’ no primeiro semestre do ano.

No dia 22 de junho, depois de um trabalho investigativo do Serviço Reservado (P/2) do BPM, dois traficantes  foram presos com mais de mil quilos de maconha, dentro de uma casa no bairro Vila Nova de Colares, na Serra. A P/2 do BME estava investigando o grupo há algum tempo e recebeu informação de que “um grande carregamento de drogas, vindas do Paraná, chegaria ao Estado.” Os policiais identificaram a casa para onde a droga foi levada e deram o bote nos criminosos, com quem a PM apreendeu 1.173 kg de maconha. Foi a maior apreensão já registrada no Estado pela PM.

No primeiro semestre deste ano, o BME também apreendeu 195 quilos de maconha, além de 10.420 buchas da mesma droga; 4.217 pedras de crack; e 7.150 papelotes de cocaína. Ainda: 71 armas de fogo foram apreendidas pelos militares da unidade; 322 pessoas foram detidas e encaminhadas à Polícia Civil. Foram também realizadas nove operações de cumprimento de mandado de busca e apreensão:

“Apoiamos oito operações do CPO-N (Comando de Policiamento Ostensivo Norte) e duas do CPO-S. Realizamos, por dois meses, patrulhamento tático motorizado em alguns bairros do município da Serra, zerando o número de homicídios naquelas regiões”, pontuou o tenente-coronel Jocarly.

O BME tem ainda como destaque a Companhia de Operações com Cães. Desde janeiro deste ano, o Batalhão de Missões Especiais passou a disponibilizar dois cães de faro para cada unidade da Grande Vitória, “com o propósito de dar suporte às ações policiais dos Batalhões no que concerne à repressão ao tráfico de drogas e apreensão de arma de fogo”, informa o comandante do BME:

“Assim, tivemos um aumento de 100% no número de armas apreendidas pelos cães, em relação ao primeiro semestre de 2014, passando de quatro para oito. Foram 135 kg de maconha, além de 6.150 buchas da mesma substância nesse primeiro semestre apreendidos. Em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pela COC, efetuamos a reforma do nosso canil, com apoio da iniciativa privada, para que os nossos cães heróis possam ter um local mais apropriado para o seu descanso merecido”, completou o oficial.

A cerimônia de premiação dos Destaques  Operacionais  foi realizada no auditório da Faculdade de Direito de Vitória na sexta-feira (03/07). Os policiais que mais se destacaram no período, dentro do Policiamento Ostensivo, receberam a comenda, além de presentes ofertados por colaboradores do BME.

Os homenageados foram, no primeiro trimestre, o 2º sargento  João Paulo de Jesus, os cabo Daniel de Jesus e Myke Duarte Araújo e os soldados Marcos Filipe Andrade Cota e Samuel Daud de Souza. Já no segundo trimestre, os agraciados foram o 2º sargento Josevaldo Gomes da Conceição, os cabos Fabiano Pereira Costa e João Manoel de Moraes e os soldados Frederico Aragão Amaral e  SdWeverton Carlos de Oliveira. O cabo Fabiano Pereira, da Companhia de Operações Especiais, foi selecionado como ‘Destaque Operacional do 1º Semestre’.

Além dos Destaques Operacionais, também foram homenageados com uma placa os policiais da Companhia de  Operações com Cães “pelos excelentes resultados apresentados nesses primeiros seis meses.” Embora apenas três militares tenham recebido a honraria, o comando do BME, tenente-coronel Aguiar, fez questão de frisar que a comenda é extensiva a todos os integrantes da COC. Assim, receberam a homenagem em nome dos demais colegas os sargentos Paulo, Salles e Santana, respectivamente com seus cães Iron, Eva e Eudes.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário da Casa Militar do Governo do Estado, coronel José Nivaldo Campos Vieira; coronel Edmilson dos Santos, Assessor do Comando Geral da PM; e o coronel Marcos Assis Batista, homenageado por ocasião de sua transferência do Comando de Policiamento Ostensivo Especializado (CPO-E) para o CPO-N.

O comandante do BME, tenente-coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, destacou o valor de todos seus comandados, exaltando os resultados operacionais apresentados neste 1º semestre. Na ocasião, ele citou o trecho da Canção do BME que diz: “Vai rompendo os obstáculos em defesa do cidadão, e enfrentar as intempéries para cumprir sua missão”. Aguiar destacou  a “postura profissional dos homens e mulheres que compõem a unidade como fator primordial para o sucesso alcançado.”

O tenente-coronel Aguiar ressaltou também o privilégio de poder homenagear os Destaques Operacionais, em reconhecimento ao, segundo suas palavras, “espírito de sacrifício e elevada dedicação, características fundamentais para a manutenção da tradição e respeito à história da Unidade de Elite da PMES.”

Por fim, o comandante do BME fez questão de homenagear o coronel Marcos Assis, exaltando “a conduta humana e democrática com a qual comandou o CPO-E”, agradecendo a confiança dispensada e desejando sucesso na nova etapa da carreira do, agora, comandante do CPO-N.

(Com informações também da Assessoria de Imprensa da PMES)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger