Peritos papiloscópicos realizam ‘Mostra de Perícias em Identificação e Workshop de Tecnologias Biométricas Aplicadas’ na Assembleia Legislativa

Começou na segunda-feira (19/10) e vai até o dia 29 deste mês a “Mostra de Perícias em Identificação e Workshop de Tecnologias Biométricas Aplicadas”, que se realiza na Galeria Francisco Schwarz, localizada no térreo da Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, em Vitória. O evento é promovido pelos peritos papiloscópicos  do Departamento de Identificação da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. A ‘Mostra de Perícias’ acontece sempre das 9h às 17 horas e é aberta ao público.

O primeiro dia contou com a presença de diversos deputados, como o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Euclério Sampaio, que é investigador de Polícia aposentado; Hércules da Silveira; Janete Sá; Raquel Lessa, dentre outros.

“Trata-se de um evento muito importante, que mostra como são feitos os trabalhos peritos  papiloscópicos e o que há de novidade no mundo em termos de tecnologia a serviço da perícia”, comentou o deputado Euclério Sampaio.

Estão sendo apresentadas perícias papiloscópicas, laboratoriais e de levantamento em locais de crimes; necropapiloscópicas (post mortem), de retrato falado, de prosopografia, de falsidades ideológica e documental, de individualização da pessoa, voltadas à identificação civil e criminal dos cidadãos e à autoria de delitos e identificação de vítimas.

“A ‘Mostra’ é aberta ao público e nela são realizadas demonstrações das perícias e serviços diários efetuados pelos peritos papiloscópicos. Perícias e serviços que efetivamente colaboram com a elucidação dos crimes, especialmente aqueles contra a vida e contra o patrimônio; na identificação dos cidadãos; de vítimas e autores de crimes; de vítimas de acidentes, incluindo acidentes de massa; auxiliando na diminuição e controle da criminalidade para que a segurança pública continue dando resultados positivos para a população”, disse o presidente da Associação dos Peritos Papiloscópicos do Espírito Santo (Perícia Oficial), Antônio Tadeu Nicoletti Pereira.

Na “Mostra de Perícias em Identificação e Workshop de Tecnologias Biométricas Aplicadas”, também estão presentes várias empresas que desenvolvem as mais modernas tecnologias biométricas aplicadas à identificação humana, que colaboram para fazer cada vez mais seguro os métodos de identificação com utilização de múltiplas biometrias acopladas (Sistema ABIS – Automated BiometricIdentification System).

As empresas participantes, que estão gentilmente vindo ao Espírito Santo por meios próprios para apresentar as tecnologias aos capixabas que se fizerem presentes na Mostra, também estão fazendo demonstrações práticas em seus estandes ao longo dos dias do evento. Uma das empresas trará ao evento um box automatizado para que o cidadão consiga obter seu documento de identidade em locais como aeroportos, rodoviárias, etc, facilitando a vida das pessoas e agilizando os serviços.

“É uma oportunidade de conhecer as perícias em identificação e as mais modernas biometrias nas áreas da identificação humana, tais como: identificação pela íris, identificação facial, identificação por impressões digitais e palmares, identificação pela voz”, afirma Tadeu Nicoletti.

Alguns links das empresas seguem abaixo para aqueles que desejarem acessar e conhecer um pouco do que será apresentado por algumas delas:

Certibio: http://www.certibio.com.br/

GRIAULE: http://www.griaulebiometrics.com/pt-br

MONTREAL: http://www.montreal.com.br/content.aspx?menuid=37

VISION-BOX:http://www.vision-box.com/solutions/

3M
COGENT: http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/en_US/Security/Identity_Management/Products_Services/AFIS_Solutions/


THALES: https://www.thalesgroup.com/en/worldwide/security/id-management/

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger