ALÉM DA PAZ ESPIRITUAL, FUTUROS COMANDANTES VIRAM A MINIATURA DE UMA CIDADE TECNOLOGICAMENTE DESENVOLVIDA: Alunos-Oficiais se encantam com o Maanaim

Um grupo de 45 alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Espírito Santo, fez neste sábado (05/12) uma visita à Cidade do Maanaim, pertencente à Igreja Cristã Maranata e que fica localizada no município de Marechal Floriano, Região Serrana do Estado.

Os alunos-oficiais foram conhecer a aplicação de métodos técnicos e tecnologias avançadas na gestão de cidades. Durante o dia, conheceram o Sistema de Videomonitoramento, que conta com câmeras de última geração.

Eles puderam ver todos os controles automatizados de energia, água e o funcionamento de outros seguimentos de setores que, se comparados a um município, poderiam se chamar de Centro de Controle da Cidade, algo que só o Maanaim possui no Espírito Santo.

Os alunos-oficiais tomaram conhecimento de como a Igreja Cristã Maranata une sua doutrina através da transmissão simultânea por tecnologias avançadas de comunicação em internet, fazendo a difusão da doutrina para seus mais de 6 mil templos pelo Planeta. Também visitaram a sala do Painel Dinâmico de Controle Administrativo.

Na visita, os alunos-oficiais conheceram a Estação de Tratamento de Reuso de Água, considerada a mais moderna do Espírito Santo e construída por empregados da própria Igreja a partir de um projeto inédito doado à Maranata por um pastor que é ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A Estação de Tratamento de Reuso de Água contribui com a ecologia na região e a preservação do meio ambiente, pois transforma quase 1 milhão de litros de esgoto nos dias em que ocorrem de seminários no Maanaim em água para uso doméstico. Esse fato contribui, notadamente, com o desenvolvimento sócio econômico da Região de Montanha capixaba.

O sistema empregado no Maanaim vem se tornando uma referência para grandes empresas do Estado, que têm visitado o local em busca de experiências para suas indústrias e empreendimentos, principalmente as localizadas na Grande Vitória.

Outro fato interessante que os futuros comandantes da Polícia Militar viram foi o aproveitamento de 200 mil litros de água da chuva coletados dos telhados dos templos do Maanaim para aplicação na lavagem dos pátios e em outras atividades de uso doméstico.

A direção da Maranata tem recebido diversas comitivas de alunos universitários em visita técnica. Eles demonstram interesse em compartilhar a experiência da Estação de Tratamento de Reuso de Água para aproximar as soluções necessárias para os problemas vividos pela população capixaba com a escassez de chuva, que tem provocado uma crise hídrica em várias regiões do Espírito Santo.

Os alunos-oficiais também tiveram palestras dadas por funcionários do Maanaim sobre três assuntos: Gestão Colaborativa e Feedback; Reuniões Propositivas; e Organização Exponenciais.

Tiveram a oportunidade de, acompanhados pelo professor do CFA, o tenente-coronel Jair Gomes, de conhecer não só o que há de  mais moderno em gestão  de cidades, mas também momentos de meditação: puderam assistir um trecho de uma aula que estava sendo ministrada para mais de 20 mil pessoas remotamente via satélite pela Rádio e TV Maanaim.

Capixaba, Igreja fez 47 anos em 2015 e está presente em mais de 80 países

Neste ano de 2015, a Igreja Cristã Maranata completou 47 anos. É uma instituição capixaba enraizada em mais de 80 países do mundo. Seu rebanho, segundo pesquisa, representa 7% da população do Espírito Santo.

As visitas ao Maanaim, independente do credo religioso, são comuns ao longo do ano. Entretanto, os alunos-oficiais foram recepcionados com muito respeito, pois, segundo um dos diretores da Igreja Maranata, a Polícia Militar do Espírito Santo vem prestando um ótimo serviço à sociedade, e receber os seus futuros comandantes foi algo dignificante para a Igreja, “pois, assim, a Maranata  também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos capixabas ao demonstrar ao poder público   um trabalho com equipes de voluntários que pregam o civismo, o respeito às leis e, segundo o lema da Igreja Cristã Maranata, Jesus voltará!”.

Para o pastor José Luiz da Hora, responsável pela área de paisagismo do Maanaim, a ecologia é um grande bem a ser preservado e no Maanaim se junta preservação da natureza e educação ambiental para a promoção de lazer espiritual das mais de 120 mil pessoas que por lá passam anualmente para frequentar seminários bíblicos.

O Maanaim possui 25 mil metros de área construída e lá cabem mais de 4 mil pessoas de uma só vez. Os alunos-oficiais conheceram, portanto, a miniatura de uma cidade altamente desenvolvida tecnologicamente.

Inclusive, o Corpo de Bombeiros anualmente faz treinamentos em matas na área do Maanaim com apoio institucional voluntário da Igreja Cristã Maranata por meio de sua Brigada de Incêndios. Os futuros oficiais foram recepcionados no almoço pela direção da Igreja.

No final da tarde, os alunos-oficiais retornaram para Vitória. Antes, comentaram ter ficado encantados com a estrutura e ordem do Maanaim. Falaram que, além da paz espiritual, o que chamou atenção também foi à Estação de Tratamento de Reuso da Água e toda a tecnologia impregnada na gestão do lugar.

Eles disseram que não esperavam ter nesse local tamanha estrutura. Alguns comentaram que vão voltar, agora com a família. Outros relataram que querem voltar até pra fazer álbum de casamento.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger