Delegados, escrivães, peritos, papiloscopistas e agentes promovem união histórica em favor do fortalecimento da Polícia Federal

Uma revolução silenciosa – para o bem da sociedade brasileira – está acontecendo dentro da Polícia Federal. Depois de décadas de divergências históricas, as lideranças das entidades de classe da PF resolveram se unir em favor da população e contra o inimigo comum: os bandidos que roubam dinheiro público do Brasil.

No dia 29 de janeiro deste ano, delegados, escrivães, peritos, papiloscopistas e agentes da PF assinaram documento em que reivindicam o fortalecimento e valorização da Polícia Federal. O ofício assinado pelas entidades representativas de todos os cargos policiais foi apresentado quinta-feira (11/02) ao diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello, e nesta sexta-feira (12/02) vai ser entregue ao Ministério da Justiça. Leia aqui a pauta de reivindicações das entidades de classe dos policiais federais http://www.adpf.org.br/adpf/imagens/noticias/chamadaPrincipal/7897_Pautas%20de%20reivindicacao.pdf

O documento final, que, se implantado na íntegra, trará reforço relevante ao combate à corrupção e ao crime organizado, foi assinado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (Ansef) e Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

O diretor-geral Leandro Daiello manifestou sua satisfação em participar do processo histórico e em ver o entendimento das categorias em torno de um objetivo comum. Informou ainda que levará as propostas das entidades ao Ministério da Justiça para os devidos encaminhamentos.

O documento prevê ainda medidas que garantam mais autonomia, fortalecimento dos cargos e uma nova estrutura organizacional para a PF.

“A elaboração deste documento demonstra que o fortalecimento da Polícia Federal, visando sua maior autonomia, é uma preocupação comum a todos os policiais federais. A aprovação integral da pauta reivindicatória levará a Polícia Federal a um outro patamar, permitindo o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição, principalmente no tocante ao combate à corrupção, com a criação das delegacias especializadas e o Fundo Nacional de Combate à Corrupção”, afirmou o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Miguel Sobral.

“O ato tem grande importância social também, uma vez que evidencia a preocupação dos delegados e demais policiais federais com a estruturação de Delegacias Especializadas de Combate à Corrupção em todo o país, visando o enfrentamento desse mal que hoje constitui o maior problema do Brasil, na visão dos cidadãos brasileiros, de acordo com recente pesquisa do Datafolha”, completou a diretora de Comunicação da ADPF, Andréa Karine Assunção.

As entidades solicitarão ao Ministério da Justiça uma audiência para detalhar as medidas apresentadas. O documento aborda também negociações salariais e reestruturação da carreira policial. Logo na primeira semana do ano, a Diretoria Executiva da Fenapef iniciou a construção do acordo com as demais entidades de classe dos federais, a partir da realização de reuniões individuais com os representantes sindicais de cada associação. Na sequência, as representações realizaram quatro reuniões onde foram debatidos os principais pontos das negociações. Após longas discussões, o documento final foi assinado

O presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, avalia que a mesa de negociações, composta de forma inédita, foi complicada, contudo a intenção é que ela seja permanente. As entidades publicaram notas conjuntas desde a primeira reunião, informando às suas respectivas bases os pontos que estavam sendo tratados.

“A proposta será submetida à apreciação da base, por meio dos sindicatos”, informou Boudens.

(Com informações também dos Portais da ADPF e Fenapef) 

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger