“PEGAS”, MANOBRAS RADICAIS, ALTA VELOCIDADE E PILOTOS SOB EFEITO DE BEBIDAS: Perigo no Canal de Camburi

Sem fiscalização dos órgãos competentes, jovens estão arriscando a própria vida e a de outras pessoas praticando “pega” com lanchas e jet ski no Canal de Camburi, em Vitória. Os “pegas” acontecem, geralmente, aos sábados, sempre depois das 12 horas, quando os praticantes do delito já estão supostamente embriagados.

Imagens feitas no último sábado (16/04) por um morador da região e enviadas ao Blog do Elimar Côrtes mostram as irregularidades praticadas pelo grupo. Uma das fotos mostra um casal no jet ski; outra, duas mulheres.

Ambas as fotos foram tiradas no momento em que as duas embarcações estavam correndo a mais de 30 de nós, quando a velocidade máxima no Canal de Camburi é de 5 nós. ‘Nó’ é uma unidade de medida de velocidade equivalente a uma milha náutica por hora, ou seja, 1.852 m/h. Todos os quatro estavam sem colete, num desrespeito à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei Nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997), que regulamenta a segurança em águas sob jurisdição nacional.

O morador também filmou manobras radicais desenvolvidas por um dos donos do Jet ski, o que poderia ter provocado acidente na região, que é bastante utilizada por pescadores e outros usuários de barcos e Jet ski.

Para sua Segurança

1. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e chave de segurança amarrada ao pulso ou colete, quando estiver pilotando o jet-ski.

2. Mantenha alguém informado da sua intenção ao sair com o Jet. Se você não regressar, alguém providenciará auxílio e fornecerá as informações necessárias à sua rápida localização.

3. Não navegue à noite. Jet-Ski não tem luzes, rádio., nem pirotécnicos de sinalização. Será muito difícil localizá-lo se ocorrer uma avaria no motor.

4. Não pilote alcoolizado. Você será um perigo flutuante, pronto para causar acidentes., pondo em risco a sua integridade física e a dos outros.

5. Observe as recomendações do fabricante quanto à manutenção do seu Jet-Ski. Uma pane longe da praia poderá deixá-lo em situação difícil.

Para Segurança de Outros

1. Esse tipo de embarcação deve navegar, obrigatoriamente a uma distância mínima de 200 metros da praia.

2. Não é proibido se dirigir a praia, mas quando o fizer, navegue perpendicular a mesma e na menor velocidade possível, cerca de 3 nós, assim será pequena a probabilidade de acidentes envolvendo banhistas.

3. Reduza a velocidade em área de apoio, rampas, marinas flutuantes, etc.

4. Não faça manobras radicais nas proximidades de embarcações fundeadas ou atracadas. As ondas provocadas pelo Jet-Ski poderão causar avarias nas outras embarcações.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger