ROTAM comemora sete anos de existência com um nível técnico de excelência e um reconhecimento dentro e fora da PM do Espírito Santo

A Ronda Ostensiva Tática Motoriza (ROTAM), uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Espírito Santo, com atuação em todo o Estado, celebra neste sábado (14/05) sete anos de e existência. Para lembrar a data, o seu comandante, o tenente-coronel Eduardo Nunes, promoveu nesta sexta-feira (13/05) uma solenidade de comemoração, realizada no auditório do Instituto Federal (IFES) de Itacibá, em Cariacica, que contou com a presença de autoridades militares e civis.

A cerimônia desta sexta-feira foi marcada por homenagens e oficiais e praças da unidade, além de membros da comunidade espírito-santense que ajudaram no engrandecimento e fortalecimento da ROTAM. O deputado estadual Josias Da Vitória, o prefeito Juninho, de Cariacica, comandante do Comando de Polícia Especializada (CPO-E), coronel Lamaison Luiz Silveira, e o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Daltro Ferrari, estiveram presentes na solenidade.

Um dos homenageados foi o capitão Jeferson Pinheiro, que depois de quatro anos de excelentes serviços prestados à ROTAM, está sendo transferido para outra unidade da PMES. Também foram homenageados 18 praças e outros dois oficiais da ROTAM, além de cinco cidadãos civis pelos serviços prestados ao Batalhão. Essas pessoas receberam título de “Amigos da ROTAM”.

Já ao capitão Tanaka foi entregue o braçal, símbolo da unidade que é dado a oficiais e praças que alcançam o nivelamento maior após avaliação de seu estágio na unidade. “O capitão Tanaka veio para a ROTAM, fez estágio em todos os níveis e conseguiu a nota máxima. É merecedor do símbolo maior de nossa unidade, que é braçal”, explicou o tenente-coronel Nunes.

Segundo o comandante, os outros 20 policiais – entre oficiais e praças – foram homenageados por serem merecedores e por se destacarem em diversas operações e ocorrências da ROTAM. “Além disso, são militares que, no decorrer desse período, tiveram uma conduta exemplar dentro e fora da unidade”, disse assegurou o tenente-coronel Nunes.

Ele agradeceu ao diretor do campus do IFES de Itacibá, professor Ludovico, por ceder o espaço para a realização da cerimônia de comemoração do aniversário da ROTAM. O oficial salientou que escolheu Cariacica para comemorar os sete anos de instalação da unidade por ser o município onde está sendo construído o Quartel Central da ROTAM, que hoje se encontra localizada provisoriamente no QCG, em Maruípe, Vitória. A ROTAM ficará instalada em Jardim América até o final deste ano.

O comandante da ROTAM, tenente-coronel Eduardo Nunes, salienta que, apesar de atuar nos lugares mais violentos do Estado – isto é, onde estão presentes os maiores índices de homicídios –, a ROTAM é reconhecida de forma condizente e fidedigna à verdadeira missão que motivou sua criação: preservar vidas.

“Para cumprir esse desafio da segurança pública capixaba é indispensável que todas as vertentes apresentadas sejam observadas e cumpridas com zelo e rigor, considerando que antes de ser um policial militar que serve em uma unidade de elite, cada policial da ROTAM tem estabelecida e sedimentada em seu caráter sua responsabilidade como cidadão e, assim sendo, está revestido de valores, direitos e deveres. Posso garantir que a ROTAM adquiriu, em tão pouco tempo de existência, um nível técnico de excelência e um reconhecimento dentro e fora da Corporação”, afirmou o tenente-coronel Nunes.

O comandante do CPO-E, coronel Lamaison Luiz Silveira,  fechou o discurso parabenizando a todos os oficiais e praças da ROTAM, além de destacar a importância da unidade para a sociedade capixaba. Ao final, o tenente-coronel Nunes apresentou a todos um vídeo em que são apresentadas algumas ações da ROTAM nas ruas da Grande Vitória.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger