Na homenagem ao Dia do Policial Civil, Gilsinho Lopes chama Euclério Sampaio de “o grande timoneiro” da segurança pública na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR), que é delegado de Polícia licenciado, elogiou o trabalho desenvolvido pelo seu colega Euclério Sampaio como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). O elogio foi feito na noite de segunda-feira (06/06), no Plenário Dirceu Cardoso, durante sessão solene da Ales para homenagear o Dia do Policial Civil.

A sessão foi proposta pelo deputado Euclério, que é Investigador de Polícia aposentado e que foi chamado por Gilsinho Lopes como o grande timoneiro da segurança pública na Ales:

“Ser policial civil é um sacerdócio. O policial sai de casa para trabalhar, mas não sabe se vai retornar com vida. Vejo aqui vários colegas de trabalho, com quem trabalhei ao longo de mais de 30 anos como profissional, que ainda sou. Só quem vive sabe o difícil que é essa profissão. Todos vocês merecem o melhor, mas estamos passando por um momento difícil na economia em nosso País e no nosso Espírito Santo. Pode levar mais tempo, dada a situação, para vermos os nossos direitos alcançados, mas tanto eu como o deputado Euclério fazemos de tudo para defender a Polícia e a segurança pública. Gostaria de destacar também a unidade da Comissão de Segurança e da amizade que tenho pelo deputado Euclério, que é o grande timoneiro do nosso Legislativo como representante da segurança pública”, afirmou Gilsinho Lopes.

Pelo menos 48 policiais civis foram homenageados pela Assembleia Legislativa e receberam certificados e as comendas Domingos Martins e Ewerton Montenegro. Esses 48 estavam lá representando todos os policiais civis capixabas.

A sessão e a entrega da premiação tiveram como proponente o deputado Euclério Sampaio. "Na verdade, gostaria de ter contemplado com certificados e com a comenda todos os policiais civis, tanto da ativa quanto os aposentados. Mas temos que seguir normas estabelecidas pela Assembleia Legislativa e pela própria lei que criou a homenagem.  Por isso, hoje homenageamos um grupo de 48 profissionais; no próximo ano, outros serão contemplados”, assegurou Euclério Sampaio, que acrescentou:

“A solenidade em homenagem ao Dia do Policial Civil é um ato benemerente a toda categoria, que é formada por profissionais que oferecem suas vidas à segurança pública do Espírito Santo e, mesmo com os entraves da profissão, não desprezam a missão de servir, proteger e salvar. Fico feliz em conceder essa honraria à classe a qual, orgulhosamente, pertenci por muitos anos”, disse o deputado Euclério Sampaio durante discurso na sessão solene.

O Dia do Policial Civil é comemorado em datas diferentes no País. No Espírito Santo foi escolhido o dia 12 de junho por ser a data da morte do capixaba Domingos José Martins, mártir da Revolução Pernambucana de 1817 e patrono da Polícia Civil capixaba.

Diversas autoridades participaram do evento, como a chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno, o subsecretário de Estado da Segurança Pública de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, superintendentes de Polícia, além dos deputados Gilsinho Lopes, Josias Da Vitória, Bruno Lamas e Enivaldo dos Anjos. Todos compuserem a mesa ao lado de Euclério Sampaio e do presidente do Sindicato dos Servidores Policiais Civis (Sindipol), Jorge Emílio Leal.

Depois que todos receberam os certificados e as comendas, o presidente do Sindipol, Jorge Emílio, falou em nome dos agraciados. Para o líder da maior entidade de classe dos policiais civis capixabas, a homenagem prestada pela Assembleia é o reconhecimento do Legislativo Estadual aos “verdadeiros heróis” capixabas:

“Hoje é um grande dia. É a data em que todos os policiais civis, que pertencem a uma única categoria, independente do cargo que ocupam, estão sendo homenageados. Trata- se de uma justa homenagem, porque vocês (policiais) são os verdadeiros heróis. A Polícia Civil é bastante complexa, porque recebe todo o arcabouço  do sistema de Justiça Criminal. É a polícia que investiga, prende e entrega o suspeito à Justiça. Por isso, estamos sempre buscando tornar a Polícia Civil cada vez mais cidadã e eficaz”, garantiu Jorge Emílio.

O deputado Euclério Sampaio encerrou a sessão solene afirmando que continuará a luta em prol dos policiais civis e de todos os servidores do sistema de segurança pública, formado por profissionais que deveriam ter  reconhecimento do Estado, pois merecem uma melhor remuneração salarial:

“Apesar de não serem bem remunerados, vocês doam sua vida em prol da população”, finalizou o parlamentar, que, em seguida, conduziu todos os presentes a outro salão da Ales para um coquetel, bancado com recursos financeiros do próprio Euclério Sampaio.

Lista dos homenageados

Homenageados com certificados
1.  Andrew Aguiar Carlini
2.  Aristedes Traba dos Reis Filho
3.  Patrick Muniz Barros
4.  Paulo Roberto Oliveira Gomes
5.  Luiz Ricardo de Rezende Tinôco
6.  Peterson Simões Pimentel
7. Emilio Hortleb Moreira Coimbra
8. Nilzo de Almeida Plazzi Neto
9. Paulo Mariano Andrade Pignaton
10. Jomar Santa Rita de Assis
11. Atila Vieira Mendes
12. Cícero de Oliveira Neves
13. Ericson Pereira Santos
14. Antônio Marcos Leal
15. Walter Buffolo
16. Wagner Bermudes Nunes
17. Dirley Alves Rodrigues
18. Andreia da Silva Pontes
19. Marcio Coelho Rodrigues
20. Jair Roberto de Jesus Rocha
21. Sérgio Luiz Cunha Montes
22. Maria Aparecida Soares de Oliveira Rodrigues
23. Walmir Floriano Trarbach Junior
24. Nilson Senna Ribeiro Junior
25. Patrick Serrano de Almeida
26. Vladmir Martins Machado
27. Antônio Claudio Andrade Gualane
28. Luiz Antonio Muniz Monteiro
29. Everaldo Bispo dos Santos
30. Jaime Fraga Gadioli

Comenda Ewerton Montenegro
1)    Cláudio Bobbio Filho
2)    Ines Tania Favaro
3)    Joel Martins Pereira
4)    José Ramos Teixeira
5)    Mario Cesar de Souza Teixeira
6)    Milton Francisco de Oliveira
7)    Paulo Roberto de Oliveira Gomes
8)    Rodolfo Rocha Induzzi

Comenda Domingos Martins
1)   Aeliston dos Santos de Azevedo
2)   Gerson Alves da Cunha
3)   Humberto Mileip Duarte Machado
4)   Icaro Ruginski Borges Nascimento da Silva
5)   João Batista Calmon Du Pin Banhos Araripe Tristão Fernandes
6)   Jordano Bruno Gasperazzo Leite
7)   Jorge Emilio Leal
8)   Marcos Aurélio Ferreira Oliveira
9)   Sérgio Almeida de Mello
10) Tania Maria Zanoli

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger