Falo do amigo e vizinho Orlady Rocha Filho, que veio a falecer no final da tarde de quarta-feira (27/07), após sofrer um ataque cardíaco. Ele residia em Caratoíra, na Grande Santo Antônio, em Vitória. Orladyr era coronel da Reserva Remunerada da PMES. Seu último cargo na PM foi o de diretor da Diretoria de Inteligência (Dint), onde realizou importantes missões.
Foi sob seu comando que a PM ajudou os demais órgãos de segurança pública e o Ministério Público Estadual a desarticular as diversas quadrilhas responsáveis por uma série de incêndios a ônibus na Grande Vitória. Sob seu comando, a Dint desarticulou quadrilhas comandas por policiais militares – já expulsos – que tinham conchavos com traficantes e chefões dos presídios.
O coronel Orladyr era querido por todos, das praças aos oficiais. Também era admirado no bairro onde morava, pois tinha facilidade de fazer amizades. Acordava cedo. Aos sábados, era o primeiro freguês da feira livre que acontece todos os sábados na rua onde fica sua residência, a Presidente Arthur Bernardes, em Caratoíra. Chegava de madrugada para garantir frutas e verduras mais frescas, além da carne suína. O coronel era ídolo de meu pai, Joaquim Côrtes, que o considerava um guerreiro e o oficial linha-dura, “que não dava mole para bandidos”.
A morte dele ganhou nota de pesar da Associação dos Oficiais Militares Estaduais (Clube dos Oficiais), da qual era filiado: “É com pesar que externamos nossos sentimentos com o falecimento do nosso oficial Cel RR Orlady Rocha Filho, em data de 27 de julho de 2016. Nesse momento de profunda dor e consternação, a família, os parentes, os amigos e irmãos de farda, comunicam que o velório será à partir das 07 horas na Capela Mortuária do cemitério de Santo Antônio.
Apresentamos nossos votos de estima e consideração. Que o Senhor conforte toda família e amigos.”
Em sua página no Facebook, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, também lamenta a morte do coronel Orlady. Para Garcia, o oficial foi uma referência para seus colegas:
“Recebi uma triste notícia neste início de noite. Fui informado do falecimento do coronel PMRR Orlady Rocha Filho, uma referência na Polícia Militar Capixaba e profissional querido e respeitado por todos os locais onde passou, mas, principalmente, na Diretoria de Inteligência.
Deixo meus sinceros sentimentos aos familiares e lamento a passagem desta referência na Polícia Militar”, diz André Garcia, que postou o texto junto a uma foto do coronel Orlady, que, devido ao seu jeito simples e introvertido, não era muito “chegado” a fotografias.
Ex-comandante-geral da PM, o coronel da Reserva Remunerada Edmilson dos Santos, atual diretor Jurídico da Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito, também lamentou a morte do colega:
“O coronel Orlady foi um dos grandes responsáveis por minha carreira na Polícia Militar e, especialmente, na Dint. Pessoa brincalhona nos momentos de descontração, mas muito sério e comprometido com o serviço. Pessoa que, anonimamente, contribuiu muito com a história da PMES. Grande, grande perda. Muito triste.”
Descanse em paz, coronel Orlady!