Alto Comando da PM se reúne com governador e apresenta preocupação dos oficiais com “temas de interesse da instituição” e com a segurança pública do Espírito Santo

O governador Paulo Hartung se reuniu, na manhã desta sexta-feira (23/09), com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, e com os coronéis do Alto Comando da Polícia Militar, incluindo o comandante-geral da corporação, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento. Na quarta-feira (21/09), Hartung já havia se reunido com os delegados que integram o Conselho de Polícia Civil.
O encontro desta sexta-feira, no Palácio Anchieta, foi uma oportunidade que os coronéis tiverem para reduzir a distância entre o Alto Comando e o governador e passar um relatório do que os atuais coronéis puderam proporcionar nos últimos 12 anos à Polícia Militar.

Os coronéis foram muito bem recepcionados por Paulo Hartung, a quem apresentaram um diagnóstico bem detalhado da segurança pública, especialmente o que concerne à PM. Hartung aproveitou para mostrar aos coronéis uma perspectiva do futuro do Espírito Santo, do Brasil e do mundo, dentro dos aspectos políticos e econômicos.

De acordo com o Portal da Polícia Militar, o Alto Comando apresentou ao governador informações gerais sobre os trabalhos desenvolvidos pela PM, “especialmente as providências para aprimorar os serviços prestados à comunidade dentro do atual cenário de restrições financeiras.”

O Alto Comando também apresentou o posicionamento e a preocupação dos oficiais “com relação a diversos temas de interesse da Instituição e da segurança pública do Estado como um todo.” O governador Paulo Hartung, por sua vez, apresentou informações sobre a situação do Estado dentro da atual conjuntura econômica nacional, bem como as ações e expectativas do governo no enfrentamento da crise.

Diferente da Polícia do Comando da Polícia Militar, a chefe de Polícia Civil, delegada Gracimery Soeiro Gaviorno, fez pouca publicidade sobre a reunião dos delegados com o governador Paulo Hartung. Restringiu a informação em sua página pessoal no Facebook, com a seguinte mensagem:

“Hoje (21) o Governador recebeu o Alto Comando da Polícia Civil para um café da manhã. Aproveitamos para conversar sobre os desafios da Polícia Judiciária, além das perspectivas política e econômica do Brasil e do Espírito Santo.”

Foi o suficiente, no entanto, para a delegada Gracimery receber comentários. Um policial civil escreveu: “Que venham bons frutos dessa reunião...” Uma delegada respondeu: “Espero que tenha rendido algum fruto.” Outro policial acrescentou, meio cético: “Na atual conjuntura, com certeza ‘abacaxis’ serão disponibilizados. Esperamos que pelos menos, os mesmos venham sem casca e principalmente sem aquela parte que chamam de ‘coroa’”.

Na página da chefe de Polícia no Facebook, a impressão é que alguns policiais civis não entenderam o real motivo da reunião do governador Hartung com a cúpula da PC e continuaram insistindo com comentários  corporativos:

“Que tenha boas proposta para a nossa categoria policial”, escreveu um. Outro observou: “Doutora Gracimeri Gaviorno, se pelo menos desta reunião tiverem lembrado do concurso de agente de policia civil parado desde 2012, creio que se fez valer a pena este tempo dispensado.”

Outro emendou: “Com a sapiência que lhe é peculiar podemos ter certeza que nossa chefe intercedeu pela categoria policial civil junto ao nosso governador.”

Um policial acrescentou, fazendo críticas ao governador Paulo Hartung: “A Polícia Civil, os policiais civis e a população de uma forma geral anseiam por investimentos relevantes na instituição e no pessoal para que possamos desempenhar com maestria a função que o POVO BRASILEIRO nos confiou. Espero que o governador Paulo Hartung comece, ainda que tardiamente, a priorizar os investimentos na Polícia Judiciária Capixaba.”

Houve também que fizesse cobranças por reajuste salarial, ignorando a crise vivida pelo Estado e pelo País. Por fim, outro comentário de respeito e confiança na chefe de Polícia: “Quem conhece a sua capacidade de diálogo, o seu comprometimento pessoal e sua determinação no trabalho, sabe que Dra.Gracimeri Gaviorno fará tudo que estiver ao seu alcance pelo bem estar da Polícia Civil.”


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger