Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada ganha Quartel: Rotam está instalada em Cariacica

O Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), denominado “Batalhão Major Márcio Luiz Boni”, foi criado em 14 de maio de 2009, onde, provisoriamente, estava instalado no Quartel do Comando Geral, em Maruípe, Vitória. Nesta sexta-feira (23/09), a unidade, que é uma das Tropas de Elite da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, ganha sede própria: seu QG está agora na rua Bogotá, em Jardim América, Cariacica, em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, cedida por meio de comodato à PMES em contrato firmado com empresa Arcelor Mittal, em 2013. O Quartel da Rotam fica onde, por alguns anos, estava funcionando, provisoriamente, o Fórum da Comarca de Cariacica.

Com a instalação de sua sede própria, a Rotam recebe uma infraestrutura adequada para acomodar seu efetivo de aproximadamente 300 policiais, além de toda a sua frota de viaturas e motocicletas, bem como a sua estrutura administrativa. A construção da nova sede da Rotam foi possível graças aos esforços do comandante-geral da PM, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, e do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

A principal missão da Rotam é realizar o patrulhamento tático motorizado em regiões de elevado índice de violência. Sua área de responsabilidade compreende todo Estado, embora maior parte do emprego da unidade esteja voltada à Região Metropolitana da Grande Vitória.

“Cariacica ganha mais um Batalhão da Polícia Militar, para que, juntamente com o 7º BPM, contribua com a segurança do município, pois mesmo não o atendendo exclusivamente, cotidianamente, antes de sermos empregados em qualquer outro local, partiremos sempre de Cariacica e retornaremos ao mesmo local, o que de certa forma amplia o policiamento ostensivo da região.  No mesmo sentido, privilegia-se o bairro Jardim América , que agrega a sua rotina  a circulação de todo o efetivo da Rotam em seu dia a dia para os diversos deslocamentos à sua sede”, destaca o comandante da Rotam, tenente-coronel Eduardo Nunes.

Para a Rotam, tanto o município como o bairro Jardim América, “nos prestigiam com sua recepção e nos criam todo um sentimento de pertencimento, zelo e cuidado pelos novos vizinhos”, prosseguiu o comandante Nunes.

“Enquanto comandante, é uma honra fazer parte deste momento histórico e poder abrigar seus comandados dignamente em sua nova instalação, entendendo a responsabilidade que o Batalhão tem com a comunidade cariaciquense e toda a sociedade capixaba e feliz por concluir um trabalho há tantas outras mãos, quando se iniciou o processo de negociação para a cessão da área no ano de 2011”, finalizou o tenente-coronel Nunes.

Diversas autoridades compareceram à inauguração do Quartel da Rotam, na manhã desta sexta-feira (23/09). Dentre elas, o governador Paulo Hartung, o secretário André Garcia, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Nascimento, a procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, a chefe de Polícia Civil, delegada  Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, o presidente da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo, major PM Rogério Fernandes Lima, e outros dirigentes da entidade. Também estiveram presentes o deputado estadual Sandro Locutor e o prefeito em exercício de Cariacica, o major da Reserva Remunerada da PM Bruno Polez:

“É uma honra participar da inauguração do Batalhão Rotam, que leva o nome do Major Boni, oficial e rotanzeiro de excepcional qualidade. Parabenizo o tenente-coronel Eduardo Nunes e demais policiais – oficiais e praças da unidade – pela solenidade, desejando sucesso no novo ‘Lar de Heróis’”, destacou o presidente do Clube dos Oficiais, major Rogério.

Em seu discurso, Paulo Hartung lembrou que a Rotam foi  criada em 2009, no penúltimo ano de seu segundo mandato como governador. A unidade foi instalada em 14 de maio de 2009. Em 2013, no governo de Renato Casagrande, o Estado conseguiu assinar o contrato para a cessão da área visando a construção do Quartel da Rotam:

"Em meu governo consegui viabilizar a criação da Rotam. Fazer isso (construção de um quartel) no Espírito Santo é ótimo, mas fazer em Cariacica, um município com muitos desafios, é sensacional. Essa área é uma conquista de muitos e estão todos de parabéns", ressaltou o governador.

Durante a inauguração do Quartel da Rotam, oficiais e praças da unidade prestaram homenagem aos familiares do major Márcio Luiz Boni, que morreu em 19 de setembro de 2013, vítima de câncer. O pai do major Boni, o coronel reformado da PM José Amarílio Semedo Boni, foi quem recebeu a homenagem, por meio de uma placa, em nome da família.





 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger