Grupo planeja trocar a chefe de Polícia Civil do Espírito Santo

Existe um movimento dentro da Polícia Civil, com participação de integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – sem contar, necessariamente, com o envolvimento e ou engajamento do secretário André Garcia –, para a troca de comando na Polícia Civil. A ideia do grupo é trocar a atual chefe da instituição, delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno, pelo titular da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, delegado Guilherme Daré.

Apesar de desde os primeiros momentos de janeiro de 2015 estar administrando crise – devido aos cortes orçamentários em função da crise financeira que atravessam o Estado e o País –, Gracimeri Gaviorno tem tido uma atuação  digna de elogios. Tem sido leal ao secretário André Garcia, mesmo enfrentando boicote por parte de alguns setores da Polícia Civil.

Na última segunda-feira (07/11), ela acompanhou toda a sessão da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, ao lado do secretário André Garcia, em que o titular da Sesp foi questionado pelos parlamentares sobre a cessão de policiais militares a outros órgãos do Executivo e do sistema de Justiça. Gracimeri Gaviorno, inclusive, chegou a ser sabatinada  por conta do fechamento da Delegacia de Plantão de Alegre, no Sul do Estado.

Vários delegados de Polícia também acompanharam a sessão para dar apoio a André Garcia. Dentre eles, o atual subsecretário de Estado de Inteligência, José Monteiro Júnior;  o antecessor de Gracimeri na Chefia de Polícia, Joel Lyrio Júnior; além de João Batista Calmon e o próprio Guilherme Daré.

Antes da sessão, esses delegados – com exceção de Gracimeri Gaviorno – visitaram o gabinete dos deputados Euclério Sampaio, presidente da Comissão de Segurança, e de Josias Da Vitória. Este fato foi, inclusive, abordado por outro integrante da Comissão de Segurança, o delegado de Polícia licenciado e deputado Gilsinho Lopes:

“Apesar deles (delegados) não terem ido ao meu gabinete, quero registrar daqui a presença desses colegas na reunião do nosso Colegiado”, pontuou Gilsinho.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger