Guilherme Pacífico deixa a Subsecretaria de Integração Institucional da Sesp para reassumir cargo de delegado de Polícia no Rio Grande do Sul

O delegado capixaba Guilherme Pacífico da Silva acaba de deixar a Subsecretaria de Integração Institucional da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Espírito Santo. Foi convocado às pressas para reassumir o cargo de delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, de onde havia saído, em 2014, para atuar de novo em solo capixaba.

Guilherme Pacífico se despediu de seus colegas e amigos da Sesp na manhã desta quarta-feira (09/11). Ao meio-dia, ele embarcou para Porto Alegre. Nesta quinta-feira (10/11), ele tem de reassumir o cargo de delegado de Polícia na cidade gaúcha de Canoas.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, ele assumiu pela segunda vez a Subsecretaria de Integração Institucional da Sesp em maio de 2015, no lugar do coronel BM  Fronzio Calheira Mota. Retornou ao Estado para ajudar o secretário André Garcia a promover mais ainda a integração e unificação das Polícias Civil e Militar, sobretudo no âmbito operacional, visando o combate à violência e a criminalidade.

Ele já havia atuado na Sesp durante o segundo mandato do governo Paulo Hartung, entre 2007 e 2010. Voltou em 2014 a convite do então governador Renato Casagrande. Como André Garcia, que foi titular da Sesp na era Casagrande foi mantido no cargo agora no terceiro mandato de Hartung, Pacífico também foi convidado e continuou na função de subsecretário.

Só que o atual governo gaúcho descobriu que a cessão de seus servidores a outros Estados é  ilegal e fera lei do Rio Grande do Sul. Sendo assim, Guilherme Pacífico foi convocado a voltar a Canoas, sob o risco de perder o cargo de delegado de Polícia Civil.

Começou a se ventilar nos bastidores o nome do sucessor ou da sucessora de Guilherme Pacífico na Sesp. Um arranjo político está sendo montado para que a escolhida seja a atual chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno, cuja saída do comando da instituição policial já está sendo planejada por grupos insatisfeitos com sua atuação, cuja postura é sempre firme em favor da Polícia Civil capixaba.


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger