PAULA MIOTTO É DO CLUBE DOS OFICIAIS DO ESPÍRITO SANTO: Dama de ferro do triatlo conquista o Planeta e se prepara agora para o Ultraman Triathlon no Rio

Entre uma braçada e outra na piscina olímpica da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Espírito Santo (Assomes/Clube dos Oficiais), em Camburi, a triatleta Paula Miotto interrompe o seu treino diário para falar da carreira. Engana-se, porém, quem imagina que essa mulher de 39 anos, mãe de um adolescente de 16 anos e com espírito, alma e corpo de menina, sempre foi atleta. Paula Monteiro de Barros Miotto já rodou o mundo trabalhando, principalmente, com comércio exterior, atendendo gigantes multinacionais da construção civil e da mídia.

Tsunami, furacão, dama de ferro...Esses são adjetivos que podem se encaixar no perfil da atleta Paula Miotto. Ela acaba de retornar de Salvador, onde, no dia 23 de outubro deste ano, conquistou o Bicampeonato Brasileiro de Triatlo Longa Distância – ela foi a primeira colocada no cômputo geral Feminino da etapa.

“Em Salvador, conquistei o Bicampeonato Brasileiro de Longa Distância”, comemora Paula, que é a líder do ranking nacional desde 2013 nesta categoria. Antes de vencer na Bahia, Paula já havia vencido também a etapa de Fortaleza, também neste ano.

Em setembro deste ano, Paula disputou o Mundial de Longa Distância, em Oklahoma (EUA), onde conquistou a medalha de bronze. “É a minha maior conquista até hoje. Desde 2011 um brasileiro não pegava pódio no Mundial de Longa da Liga Internacional de Triathlon”, ressalta a triatleta.

O triatlo tem três modalidades: Sprint, Olímpica e Longa. No Sprint, o triatleta tem de nadar 750 metros; pedalar 20 quilômetros; e correr mais cinco quilômetros. A distância percorrida na modalidade Olímpica é o dobro da Sprint. Já na modalidade Longa, o percurso é o dobro do percorrido na Olímpica.

Paula Miotto tornou-se atleta do Clube dos Oficiais do Espírito Santo em junho deste ano, quando retornou de mais uma temporada na Europa. Antes, ela era atleta ao Ítalo Brasileiro, localizado na Ilha do Boi.

“Foi amor à primeira vista. Vim ao Clube, vi a piscina e gostei. Falei com um dos diretores que eu precisava de uma piscina para treinar. Ele deu sinal positivo. Pronto: foi sacramentado o meu casamento (contrato) com o Clube dos Oficiais, onde me sinto muito feliz. Aqui é tão bom que meu filho, que antes não me acompanhava nos treinos, passou a fazer natação porque gostou do ambiente e da piscina”, elogia Paula.

Antes de se tornar atleta do Clube dos Oficiais, Paula passou dois meses na Europa. Na Itália, por exemplo, ela visitou sua patrocinadora internacional, a empresa Panotec, que atua no ramo de caixa de papelão. Em Veneza, foi campeã da sua categoria – 35 a 39 anos – do Triathlon Distância Ironman (Challenge Venice).

Com um tempo de 10h27, Paula Miotto nadou 3,8 quilômetros; pedalou mais 180 km em sua bicicleta; e correu 42 km. Ficou em oitavo lugar geral no feminino, incluindo o grupo de elite.

“O tempo que fiz em Veneza é compatível com o resultado masculino de longa distância no Espírito Santo. Fui além do que eu esperava. O resultado me credenciou para o Mundial de 2017”, disse Paula em entrevista ao jornal A Tribuna, tão logo conquistou o título em terras italianas.

Ela se prepara o Ultraman Triathlon a ser disputado no Rio, na primeira semana de maio do próximo ano. “Estarei lá competindo pelo Clube dos Oficiais do Espírito Santo. Vão ser três dias de disputas. No primeiro dia, serão 10km de natação oceânica e 145km de ciclismo; no segundo dia, mais 276km de ciclismo; e, no terceiro e último dia, 84,4 km de corrida. Estou me preparando na piscina da Assomes, treinando cerca de 15 mil metros por semana”, conta Paula Miotto.

No Brasil, ela tem o patrocínio da rede de hotéis Bristol e apoio da Academia Hangar, Imafar e Multesporte. “Hoje, sobrevivo do esporte. O que recebo dos patrocinadores, além do apoio do Clube dos Oficiais, é suficiente para levar a vida com meu filho”, orgulha Paula.

Antes de se dedicar totalmente ao esporte, a capixaba Paula Miotto conheceu o mundo exercendo outra atividade profissional. Em 2008, estava morando na França, onde trabalhou para uma empresa de granito. No final de 2009, recebeu convite para trabalhar para uma empresa de construção sediada em Londres, que era sua cliente na compra de granito, oriundo do Brasil – mais especificamente do Espírito Santo.

“Na França, eu trabalhava como agente de uma empresa brasileira de granito. Depois, fui atuar numa empresa que realizava negócios para a construção civil. Esta companhia fica em Londres e tomava conta de projetos internacionais, com negócios em Dubay e Marrocos. Realizava projetos para fechada de edifícios. Eu era a única mulher e única estrangeira nessa empresa”, diz Paula.

Um ano depois Paula Miotto foi trabalhar na comunicação. Passou a atuar na área comercial da Editora INK, sendo uma das responsáveis, mundo afora, pela contratação de publicidades para a “CNBC Business", uma revista mensal da emissora de TV norteamericana CNBC. A revista publica assuntos com foco para investidores.

Nesta época, ela já treinava para participar de corridas pelas ruas londrinas. Chegou a disputar meia maratona na capital da Inglaterra. Alegra-se por ajudar a transformar seu patrão – um dos donos da INK – em atleta:

“Eu odiava o estilo andar de metrô em Londres. Preferia ir para a redação da revista, onde ficava também a área comercial, de bicicleta ou correndo. Quando descobriu meu desejo pela prática de esportes, o dono da editora, que era obeso, ficou motivado e passou a correr comigo. Em seis meses, ele perdeu 25 quilos e começou a brincar de triatlo”, recorda Paula.

Por conta da vontade em retornar ao Brasil, junto com o filho, fez a triatleta capixaba pedir demissão da Revista CNBC, mas os executivos da empresa a demoveram da ideia. Num ranking de vendas de publicidade, ela estava sempre os 10 melhores, numa lista de 180 pessoas.

“Eu nunca me adaptei ao mundo corporativo. Em 2012, pedi demissão, mas eles me convenceram a continuar na empresa. Fiquei, porém, com a minha condição: de trabalhar no Brasil, na minha casa, em Vitória. Retornei, então, com meu filho e logo me inscrevi para o Estadual de Triatlo”, diz Paula, que, além do português, fala e escreve fluentemente o inglês e o italiano, e fala, para termos de negócios, o francês e o espanhol.

Apesar do vasto currículo de campeã, Paula Miotto compete triatlo na categoria amadora. No entanto, ganha dinheiro de patrocínio como profissional. E treina como profissional. “A diferença é que os profissionais recebem dinheiro quando conquistam uma prova; os amadores, não”, diz Paula, que quer conquistar o mundo mais uma vez:

“Estou muito feliz por ter conquistado vaga para o Ultraman no Rio. São 30 vagas a cada ano. Em 2017, haverá espaço apenas para duas mulheres: eu e outra brasileira de São Paulo. Quero estar lá defendendo mais uma vez o nome do Clube dos Oficiais e o meu Estado, o Espírito Santo", finaliza Paula.

A dama  de ferro do triatlo internacional também atraiu as lentes do atleta e agora advogado Erik Coser, que é um fotógrafo autodidata, residente em Vila Velha. No site de Paula, há links para belas fotos feitas em estúdios e em lindas paisagens. Tudo devidamente registrado por Erik Coser, como podem ser observadas nesta reportagem.

Títulos 
- Terceiro lugar Mundial de Longa Distância ITU 2016 (USA)

- Campeã Brasileira de Triathlon Longa Distância 2015

- Quinto lugar Mundial de Longa Distância ITU 2014 (China)

- Vice-campeã brasileira triathlon longa Distância 2014

- Vice-campeã brasileira triathlon olímpico 2014

- Campeã Brasileira Triathlon Olímpico 2013

- Campeã Pan Americana 2013

- Campeã elite Capixaba de Triathlon 2012

- Bicampeã Brasileira Copa Brasil2012/2013 Triathlon Sprint

- Líder do ranking nacional cat 35/39 por 3 anos consecutivos (2013 a 2015) e atual líder

- Melhor brasileira na categoria amadora no mundial de triathlon em Londres

Competições 2016: 

-24/09/2016 Mundial de longa Distância ITU (4/120/30), Oklhoma, USA, 3º lugar categoria, 12º lugar geral feminino

- 21/08/2016 Challenge Maceió (Distância meio iron), 1º lugar geral feminino amador, 5º lugar geral incluindo elite, campeã categoria 35/39

-12/06/2016 Southend Half Marathon, Inglaterra, 8º geral feminino entre 820 atletas.

- 05/06/2016 Challengefull Venice (Distância ironman), Venezia, primeiro lugar geral feminino e campeã categoria

-10/04/2016 IM 70.3 Palmas, Palmas, 6º lugar geral feminino e 5º lugar categoria 35/39, classificada para o mundial de IM 70.3 na Australia em setembro

- 20/03/2016 Challenge Amazonia (Distância meio iron), Manaus, Primeiro lugar geral feminino e campeã categoria 35/39

- 12/03/2016 Primeira etapa do Campeonato Brasilero de Triathlon de Longa Distância, Cumbuco, Fortaleza, Primeiro lugar geral feminino e campeã categoria 35/39, convocada para o mundial de longa Distância nos USA em setembro

Competições 2015:

06.11.2015 Ironman Fortaleza, 6º lugar categoria

21.06.2015 Mundial de Longa Distância ITU, Suécia, 25º lugar categoria

14.06.2015 Ironman 70.3 Pescara (Italia), 9º lugar categoria

21.03.2015 Campeonato brasileiro triathlon longa Distância, Fortaleza CE, 3º lugar geral, campeã categoria

07.03.2015 Campeonato brasileiro triathlon olímpico, João Pessoa PB, 5º lugar geral, 3º lugar
categoria

01.03.2015 Tritanium ditancia meio Ironman, Guarapari ES, 2º lugar geral, campeã categoria

Competições 2014:

19.10.2014 Maratona de São Paulo, 6º lugar geral, 3º lugar categoria

21.09.2014 Mundial de longa Distância, China, 5º lugar categoria

30.08.2014 Brasileiro de triathlon longa Distância, João Pessoa PB, 4º lugar geral, 2º lugar categoria, classificada mundial 2015

17.08.2014 10 Milhas Garoto, Vitória ES, 16km, 4º lugar categoria

22.06.2014 Corrida Cidade Saúde, Guarapari, 14km, 5º lugar elite feminina

18.05.2014 Maratona Internacional de Porto Alegre, 2º lugar categoria, 15º lugar geral feminino

20.04.2014 Campeonato brasileiro de Triathlon Olímpico CBTRI, etapa única, 2º lugar geral, 3º lugar geral, (Vice-Campeã Brasileira), Classificação para mundial no Canadá.

06.04.2014 Caiobá Long Distance Triathlon, 4º lugar categoria

09.03.2014 GP Damha, São Carlos, SP, 4º lugar elite feminina

25.01.2014 Vila Velha Night Run, 1º lugar geral

Competições 2012/13:

01.12.2013 Quinta etapa Copa Brasil em Brotas, 2º lugar geral e 1º categoria.

16.11.2013 Meia Maratona Internacional do ES, Serra, 4º lugar.

09.11.2013 Segunda etapa brasileiro de Longa Distância em João Pessoa, 4º lugar categoria,
classificação para mundial de Longa Distância na China.

02.11.2013 Meia maratona Shopping a Shopping em Vitória, campeã, 1º lugar geral

28.09.2013 Quarta etapa Copa Brasil em Manaus –1º lugar geral

15.09.2013 Mundial de Londres, Sprint e Olímpico, melhor brasileira.

29.06.2013 Campeonato Pan Americano em Vila Velha – 1º lugar categoria e 2º lugar geral

16.06.2013 Segunda etapa Copa Brasil em Belém – 3º lugar categoria e geral

04.05,2013 Primeira etapa Copa Brasil Sprint em Aracaju –2º lugar categoria e geral

21.04.2013 Segundo etapa brasileiro de triathlon olímpico em Brasília – 1º lugar categoria e 3º lugar geral

06.04.2013 Primeira etapa do brasileiro de triathlon olímpico em João Pessoa - 3º lugar categoria e 6º lugar geral

31.03.2013 Duathlon da Policia Militar em Vitória – 1° lugar geral

16.03.2013 Primeira etapa do Campeonato Brasileiro de longa Distância em Fortaleza - 3º lugar categoria, classificação para Mundial De longa Distância na França.

02.02.2013 Desafio Anchieta Vitória, corrida de revezamento 117km (quarteto misto) – 6º lugar geral, 1ª equipe mista

16.12.2012 Corrida da Vale, 10km – 5º lugar geral

09.12.2012 Meia Maratona Volta a Ilha de Vitória – 1º lugar categoria, 2ª capixaba, 6º lugar geral

02.12.2012 Copa Brasil de triatlo etapa Salvador – 2° lugar categoria, 4° lugar geral

15.11.2012 Campeonato Carioca de Triatlo Olímpico (3ª etapa) – 1º lugar categoria, 6º geral

11.11.2012 Meia Maratona de Vitória Shopping a Shopping – 2º lugar geral (16km)

21.10.2012 Copa Brasil de triatlo etapa Guaratuba– 1° lugar categoria, 4º lugar geral

23.09.2012 Open Vitória Triatlo – 1° lugar feminino geral

02.09.2012 Triatlo do exército (Vitória ES) – 1ºlugar na categoria, 1º capixaba, 2º lugar geral

25.08.2012 Ironman 70.3 (Penha SC) – 3º lugar na categoria, 17º geral feminino, classificação para mundial em Las Vegas(inscrição não realizada por falta de recursos)

29.07.2012 Copa 100k Mundial de ciclismo amador (Rio de Janeiro) – 9º lugar categoria, classificação para mundial na África do Sul (inscrição não realizada por falta de recursos)

08.07.2012 Maratona do Rio de Janeiro – 39º lugar geral feminino

09.06.2012 Desafio de Anchieta (ciclismo) – 2º lugar capixaba, 4º lugar elite feminino

21.4.2012 Copa Brasil Triatlo Olímpico (Brasília DF) – 6º lugar categoria e 9º lugar ranking nacional

01.04.2012 Travessia dos Fortes (Rio de Janeiro)

04.03.2012 Maratona revezamento (Vitória ES) - 2º lugar geral duplas mistas

18.12.2011 Meia Maratona de Vitória – 4º lugar categoria e 14º geral feminino

12.10.2011 Royal Park Meia Maratona (Londres)

06.10.2011 Maratona Jersey (UK) 22º geral feminino

18.09.2011 HSBC Triatlo Olímpico Londres – 5º categoria

15.07.2011 Triathlon Sprint Londres – 4º lugar categoria

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger