SECRETÁRIO DE SEGURANÇA CONFIRMA INFORMAÇÕES DIVULGADAS COM EXCLUSIVIDADE PELO BLOG DO ELIMAR CÔRTES: Guilherme Daré é o novo chefe de Polícia e Gracimeri assume Subsecretaria de Integração Institucional

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, usou sua página oficial no Facebook, na tarde desta quinta-feira (17/11), para anunciar o que o Blog do Elimar Côrtes antecipou, em primeira mão, no dia 9 deste mês: a delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno deixa a Chefia de Polícia Civil do Espírito Santo. Em seu lugar, entra o atual chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, delegado Guilherme Daré de Lima.

André Garcia confirmou outra informação divulgada com exclusividade pelo Blog do Elimar Côrtes no mesmo dia 9: Gracimeri Gaviorno assume agora a  Subsecretaria de Integração Institucional da Sesp, na vaga deixada por Guilherme Pacífico, que retornou para o Rio Grande do Sul, onde é delegado de Polícia Civil.

“A vida é feita de desafios. E quando tratamos da Segurança Pública, os desafios são diários”, escreveu André Garcia.

Ele destacou ainda que Gracimeri Gaviorno, que comandava a Polícia Civil desde janeiro de 2015, “é uma profissional dedicada e comprometida com nosso planejamento para redução de indicadores e fortalecimento das ações institucionais.” O secretário frisou que “agora é hora de Gracimeri se dedicar a uma nova tarefa - fazer a interlocução das forças policiais com as comunidades, ouvindo as demandas e destacando as ações em curso.”

André Garcia disse mais: “Ela sai da chefia da Polícia Civil e ocupará a subsecretaria de Integração Institucional, posto de primeira grandeza e compatível com os desafios que ela sempre enfrentou. Seja bem-vinda à Sesp!”

Sindipol dá boas vindas ao novo chefe de Polícia Civil

Em seu portal na internet, o Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol) destaca que “a passagem da delegada (Gracimeri Gaviorno) foi rápida e tímida, no que diz respeito a investimentos e a valorização dos profissionais.” Ao mesmo tempo, dá as boas vindas ao novo chefe da instituição, delegado Guilherme Daré, e faz uma avaliação da gestão de Gracimeri:

“Apesar de se mostrar disponível e sensível as demandas dos policiais civis, Gracimeri Gaviorno não mudou muita coisa enquanto esteve à frente da PC/ES. A Polícia Civil vive uma crise sem precedentes.”

Para o Sindipol, um “grande problema que coloca a Polícia Civil capixaba em crise é a falta de policiais para trabalhar.  A PC/ES tem um efetivo defasado. Faltam policiais nas delegacias de norte a sul do Espírito Santo.”

Segundo o Sindipol, a Polícia Civil tem uma defasagem de 1.428 policiais. “Isso equivale a quase 38%. Hoje, algumas delegacias funcionam com apenas três policiais, quando deveriam ter no mínimo 30. São anos sem concurso público e o problema só se agrava com os policiais que estão se aposentando.”

Gracimeri Gaviorno foi a terceira mulher na história do Estado que comandou a Polícia Civil. Antes, a PC havia sido comandada pelas delegadas Almerinda Capelli e Selma Cristima do Couto. Gracimeri Gaviorno ingressou na Polícia Civil há mais de 20 anos.

No lugar de Gracimeri Gaviorno quem assume o comanda da Polícia Civil é o delegado Guilherme Daré, que entrou na instituição em 1992.

“Como organização sindical, o Sindipol/ES deseja sorte a delegada Gracimeri Gaviorno na Subsecretaria de Integração Institucional, e que ela consiga realmente integrar todas as agências de segurança do Estado que passam por sérias dificuldades institucionais.  O Sindipol/ES também dá as boas vindas ao novo Chefe de Polícia Civil capixaba e espera que Guilherme Daré ajude a enfrentar os problemas e demandas da instituição e da categoria, que são históricas”, pontua o Sindipol em seu site.

Euclério Sampaio agradece ao governo pelas nomeações

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Euclério Sampaio, agradeceu ao governo do Estado pela escolha do nome do delegado Guilherme Daré para comandar a Polícia Civil.

“Agradeço e parabenizo ao secretário da Segurança Pública (André Garcia) pela escolha do doutor Daré para chefiar a Polícia Civil, ao mesmo tempo em que também agradeço e parabenizo o governo pela escolha da doutora Gracimeri  Gaviorno para a Subsecretaria de Integração Institucional da Sesp. Quem ganha com essas mudanças, sem dúvida alguma, é a sociedade”, comentou Euclério Sampaio.




 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger