Delegado da Lava Jato faz palestra em Vitória no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Um dos coordenadores da Operação Lava Jato, o delegado de Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo estará em Vitória na sexta-feira (09/12) para participar do Seminário ‘Compliance’ e o combate à Corrupção, promovido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/ES). O seminário acontecerá na sede do CRC, em Bento Ferreira, a partir das 8h30.

Um dos responsáveis pela investigação que deu origem à Operação Lava Jato, o delegado Márcio Anselmo lançou recentemente um livro em que aborda o uso da colaboração premiada nas investigações criminais. O livro se chama “Colaboração Premiada – o novo paradigma do processo penal brasileiro” e tem prefácio do juiz federal Sérgio Moro, que preside os processos da Lava Jato em primeira instância, em Curitiba. Ele é responsável por boa parte das mais de 30 operações deflagradas pela Lava Jato, desde março de 2014.

Em sua palestra sexta-feira, Márcio Anselmo vai falar de sua experiência na repressão a crimes contra o Sistema Financeiro Lavagem de Dinheiro e relatará como tem sido sua atuação na Lava Jato. Ele foi convidado para participar do seminário pelo secretário Estadual de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, que também é delegado de Polícia Federal.

O seminário faz parte das atividades da Secont para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, que é sempre em 9 de dezembro. O objetivo do evento é reunir servidores públicos, contadores e demais profissionais, além de empresários, autoridades políticas e estudantes para refletir e discutir sobre as ações de combate e prevenção à corrupção.

Além do delegado federal Márcio Anselmo, o seminário terá palestra também de Paulo Henrique Wanick Mattos, mestre em Administração de Empresas pelo College of Business da Ohio University/USA e Especialista em Finanças Empresarias pela FGV.  Após cada palestra, será iniciada uma mesa-redonda para debater o tema.

Os palestrantes

Márcio Adriano Anselmo é Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal pela Coordenação de Altos Estudos em Segurança Pública - CAESP/ANP. Atualmente é Delegado de Polícia Federal - Departamento de Polícia Federal, com atuação na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e líder do grupo de pesquisa O crime organizado e atividade financeira ilícita transnacional na Escola Superior de Polícia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança internacional, cooperação jurídica internacional, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Paulo Wanick é Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e com mestrado - MBA pelo College of Business da Ohio University/USA. Atualmente é CFO e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal Brasil, no segmento de Aços Planos. Presidente da FUNSSEST - Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil. Diretor Financeiro voluntário e membro do Conselho Diretor da ONG Instituto Terra, atuante na área de sustentabilidade no Vale do Rio Doce. Ex-Diretor de Controladoria da Associação Nacional dos Executivos e Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC e Diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF/ES.

Dia de Combate à Corrupção

O dia 09 de dezembro foi escolhido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Em 2003, nesta data, 101 países, incluindo o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, após o Encontro que discutiu o tema na cidade mexicana de Mérida. No Espírito Santo, a data também é celebrada desde 2005, quando entrou em vigor a Lei nº 8.070, sancionada pelo governador Paulo Hartung em seu primeiro mandato, que instituiu 09 de dezembro como o Dia Estadual Contra a Corrupção.

(Com informações também do Portal da Secont)


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger