A secretaria alcançou o primeiro lugar no prêmio “Top of Mind de Controle e Compliance”, realizado por voto popular on-line, na categoria entidades públicas, que elegeu o órgão público com a atuação mais relevante na área durante o ano de 2016.
O secretário da Secont, Eugênio Ricas, recebeu o prêmio em solenidade realizada na quinta-feira (11/05), em São Paulo, durante o 5º Congresso Internacional de Compliance, termo em inglês que é o conjunto de ações para se fazer cumprir as normas legais e regulamentares.
“Esse é um reconhecimento do trabalho que a Secont vem desenvolvendo. Somos o primeiro Estado a aplicar a Lei Anticorrupção, a criar uma estrutura administrativa para isso. Já temos 31 processos em andamento, 10 condenações. A premiação coroa todo esse esforço que vem sendo feito, voltado para a busca da integridade na gestão pública e o combate à corrupção”, afirmou Eugênio Ricas.
Ele ressaltou que o trabalho realizado pela Secont, tanto na investigação e punição em casos de corrupção como no Portal da Transparência – considerado nota 10 pelo Controladoria Geral da União –, atrai gestores de outros estados, que vêm conhecer os mecanismos utilizados no Espírito Santo para implantar em suas regiões.
Eugênio Ricas é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte/MG desde 1999. Foi delegado de Polícia Civil no Estado do Mato Grosso de 2002 a 2003, atuando no combate ao Crime Organizado. Em 2003, tomou posse como delegado de Polícia Federal e veio para o Espírito Santo, onde atuou no município de Vila Velha.
Ricas foi secretário de Justiça do Espírito Santo entre os anos de 2014 e 2016, quando assumiu a Secont. De lá pra cá, se mostrou implacável no combate a corrupção no Estado.
Defensor das políticas de ações que visam o com ate à corrupção e às organizações criminosas, o presidente do Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), Jorge Emílio Leal, parabeniza o trabalho de toda Secont.
“Combater a corrupção é de extrema importância. Vivemos um momento onde essa situação é cada vez mais frequente no país, o que é lamentável. Gostaria de parabenizar o secretário e todos os demais membros da secretaria por essa premiação”, disse Jorge Emílio.
(Com informações dos portais da o Governo do Estado e Sindipol/ES)