EXCLUSIVO: Vitória vai multar motoristas que invadirem faixa exclusiva para ônibus por meio de videomonitoramento

A nova faixa exclusiva para ônibus, que a Prefeitura Municipal de Vitória vai implantar na avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto, contará com uma câmera para flagrar infrações. Os casos de irregularidade serão flagrados pelo sistema de monitoramento eletrônico OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico). Caso algum automóvel não autorizado entre na faixa, será multado. A nova faixa deverá começar a ser usada a partir do dia 24 deste mês.

O OCR é um sistema que identifica irregularidades nos veículos através das placas e deixa o trabalho da fiscalização mais eficaz. Ele funciona como um tipo de câmera, a ser posicionada num determinado trecho da avenida. Atualmente, a Desembargador Santos Neves possui faixa exclusiva para ônibus logo depois que os veículos saem da avenida César Hilal, no sentido Centro/Praia. A nova faixa, que em breve começa a funcionar, ficará na terceira pista da mesma avenida (à esquerda), no sentido Centro, após a faixa de pedestre, no acesso à rua Duckla de Aguiar.

Com a nova sinalização, os ônibus irão acessar a rua e, em seguida, a Terceira Ponte, evitando transitar pela Praça do Cauê, já dentro do bairro Santa Helena. Essa mudança visa trazer maior fluidez no trânsito na região.

É nessa nova faixa exclusiva que os motoristas de qualquer outro tipo de veículo diferente de ônibus serão multados caso ocupem a pista. A legislação considera infração gravíssima quem transitar em faixa exclusiva para ônibus. O motorista perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e é multado em R$ 293,47.

De acordo com o secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Tyago Hoffmann, por enquanto a Prefeitura vai usar o sistema de videomonitoramento somente nessa segunda faixa exclusiva da avenida Desembargador Santos Neves, embora, segundo ele, na outra já existente é comum motoristas de carros de passeio usarem a faixa ilegalmente.

No futuro, a Prefeitura vai estender o sistema de multa eletrônica para a primeira faixa também. E estuda ampliar a fiscalização para outras regiões de Vitória, na aplicação de multas a outras infrações de trânsito.

Segundo Tyago Hofman, o acesso à rua Duckla de Aguiar, que hoje está fechado, será aberto. Com essa intervenção, os ônibus não vão mais competir com os carros no entorno da Praça do Cauê e no trânsito da rua Almirante Soído.

"Os ônibus vão ganhar tempo nesse novo trajeto, primeiro porque estarão numa faixa exclusiva e não precisarão disputar espaço com outros carros. Além disso, eles não precisarão fazer tantas manobras e curvas para chegar até o acesso da Terceira Ponte, como hoje é necessário. Com menos raios de giro, os ônibus poderão se desenvolver mais", explicou o titular da Setran, Tyago Hoffmann.

(Com informações também do Portal da PMV)

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger