Mais de 140 praças são promovidos a oficiais na PM e no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo

A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo recebeu na quinta-feira (27/07) 40 novas viaturas prontas e equipadas para auxiliar no patrulhamento preventivo. Estes veículos fazem parte do total de 249 adquiridos pelo Governo do Estado e que serão entregues a todos os Batalhões e Companhias Independentes da PMES até o final do ano.

Na mesma solenidade da entrega das viaturas, o comandante-geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, anunciou, ao lado do governador Paulo Hartung, a promoção de  129 oficiais. No Corpo de Bombeiros, foram promovidos 14 oficiais. Nas duas corporações, os oficiais promovidos atingirão as patentes de 1° e 2° tenentes e capitães. Ao todo, são 143 novos oficiais nas duas corporações.

A solenidade aconteceu na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha, e contou com presença do governador Paulo Hartung, do prefeito Max Filho, do comandante Nylton Rodrigues, do chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel CB Carlos Marcelo D'Isep Costa, entre outras autoridades civis e militares.

As promoções dos militares vão gerar cerca de  700 novas progressões, já que aquele promovido puxa o subordinado para o posto que deixa vago.  As promoções são para os Quadros de Oficiais Administrativos (QOA), Oficiais Administrativos de Saúde (QOAS) e Oficiais Administrativos Músicos (QOAM).

As promoções são de subtenentes a 2° tenente, de 2° tenente a 1° tenente e de 1° tenente a capitão. As promoções, em sua maioria, estavam atrasadas e estão publicadas no Diário Oficial do estado desta sexta-feira (28/07).

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES), sargento PM Renato Martins Conceição, reconhece que as promoções publicadas no DIO são importantes para a carreira dos policiais, embora entenda que chegam com atraso:

“Sabemos que essas promoções eram direito de todos os militares que figuravam nos respectivos quadros e apenas dependiam da assinatura por parte do governador do Estado. Não obstante, consideramos como muito bem vindas e traz alegria aos que aguardavam ansiosos por evoluir na carreira”.

O sargento Renato lembra, no entanto, que “temos policiais com mais de 20 anos de serviço na PMES e com apenas uma promoção na carreira. Eles não podem ser esquecidos”. Segundo ele, “outra questão é não esquecer que essas promoções não resolvem o maior problema que estamos passando, ou seja, defasagem salarial provocada pelos anos sem a reposição salarial”.

Por fim, frisou o presidente da ACS/ES, “temos que nos congratular aos promovidos e continuar na luta pela garantia de direitos da categoria dos militares estaduais”.

Durante a cerimônia de entrega das viaturas e da assinatura das promoções, o governador Paulo Hartung destacou a importância do trabalho desempenhado pela Polícia Militar no dia a dia da sociedade em suas diferentes esferas.

"Estamos fazendo um ciclo de renovação da frota de veículos utilizados pela Polícia Militar na Região Metropolitana. Nesta crise que o País atravessa, estamos com as contas do Governo em dia e equilibradas, e conseguindo investir naquilo que é fundamental para o funcionamento da máquina pública e a melhoria da qualidade de vida da população", disse o governador.

Já o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nylton Rodrigues, a entrega das viaturas significa mais eficiência para o trabalho policial. “No primeiro semestre de 2017, foram atendidas em todo o Estado 30 mil ocorrências, 11.590 pessoas foram detidas e 1.300 armas de fogo foram apreendidas. Com estes novos veículos à disposição dos Batalhões e Companhias Independentes de todo o Estado, estaremos oferecendo mais conforto e segurança ao nosso policial, além de melhorar a prestação do nosso serviço para a população”, pontuou o comandante.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, agradeceu as entregas realizadas durante o evento e disse que dará ao município mais mobilidade urbana, principalmente aos bairros de periferia.

(Com informações também do DIO/ES)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger