Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências vai discutir a importância das Normas Técnicas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) participará em setembro do Cibe Brazil 2017 – Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências –, que será realizado de 13 a 15, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

Logo no primeiro dia, das 14h às 15h30 haverá uma mesa-redonda com o tema “A importância das normas técnicas para apoiar a regulamentação técnica”, com a coordenação de Ricardo Fragoso, diretor geral, e Carlos Santos Amorim Junior, diretor de Relações Externas, da ABNT;  José Carlos Tomina, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024), e Anderson Queiroz,  representante da NFPA. Cerca de dois mil profissionais terão a oportunidade de participar dessa discussão de grande importância para o setor.
           
Simultaneamente ao Congresso, será realizada a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE), com expositores de várias partes do mundo, que ocuparão um espaço de 32 mil metros quadrados.
           
A programação inclui também o I Encontro de Proteção Ativa e Passiva, abordando soluções inovadoras incorporadas ao sistema construtivo; a Assembleia Anual da Organização dos Bombeiros Americanos, reunindo 28 entidades  internacionais; o VI ENAVSEG - Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública; e a  Copa OBA, a maior competição de bombeiros das Américas, com mais de 900 participantes especialistas em incêndio e salvamento.

As normas técnicas de interesse do público do Cibe Brazil são elaboradas no âmbito do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB-024), que responde pela normalização compreendendo fabricação de produtos e equipamentos, bem como projetos e instalação de prevenção e combate a incêndio e serviços correlatos; análise e avaliação de desempenho ao fogo de materiais, produtos e sistemas dentro dos ambientes a eles pertinentes; medição e descrição da resposta dos materiais, produtos e sistemas, quando submetidos a fontes de calor e chama, sob condições controladas de laboratório, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
           
A área de segurança também se destaca entre os programas de certificação da ABNT, diante da exigência de certificações nacionais e internacionais para produtos e equipamentos que compõem um sistema de combate a incêndio.

Atualmente, a ABNT certifica os seguintes produtos: portas corta-fogo; sprinklers; extintores de incêndio; mangueiras de incêndio; barras antipânico; sinalização de segurança; líquido gerador de espuma; e sistemas de extinção.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da ABNT)


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger