Graças à senadora Rose de Freitas, Vitória vai ter aeroporto internacional

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou nesta sexta-feira (25/08) que o novo Aeroporto de Vitória reúne todas as condições para entrar na rota internacional. Segundo ele, a concessão do terminal - revelada pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) na semana passada e chancelada pelo Governo Federal na última quarta-feira (23) - “com certeza fará com que o gestor privado busque rapidamente voos para o exterior”. “Com isso, teremos um aeroporto internacional”, assegurou o ministro.

A afirmação de Dyogo Oliveira, que veio a Vitória a convite da senadora Rose, aconteceu no saguão do novo aeroporto da capital em evento que reuniu prefeitos da Grande Vitória e do interior, deputados estaduais e federais e cerca de 1.500 convidados.

“A gestão privada do aeroporto trará agilidade, flexibilidade para desenvolver o aeroporto. Vai melhorar as condições para os passageiros, melhorar estacionamento e abrir mais espaço para o comércio”, assegurou o ministro, além de ressaltar que o aeroporto da capital deve ter uma concessão tradicional, com duração de 25 anos.

A senadora Rose complementou: “Não poderíamos ficar de fora dessa concessão. Seria necessário concurso público se deixássemos (a gestão) somente com a Infraero. E este país não tem dinheiro para pagar isso. A concessão vai pagar a obra, teremos mais investimento e vamos aumentar a capacidade de emprego”, destacou.

A senadora Rose de Freitas anunciou que as obras do novo aeroporto de Vitória estão previstas para se encerrarem no dia 30 de dezembro. A informação da senadora foi passada pela Construtora JL - empresa responsável pelas obras do terminal – e confirmada pelo ministro.  O cumprimento do cronograma, no entanto, “será possível se não ocorrerem longos períodos de chuva”, ressalta a senadora. As obras estão 85% concluídas.

Rose é a principal responsável por garantir o recurso de R$ 523 milhões para o novo aeroporto. A articulação da senadora junto ao Governo Federal, inclusive, foi destacada pelo próprio ministro, pelos prefeitos e por membros das bancadas federal e estadual durante o evento.

A construção do aeroporto foi motivo de desconfiança do capixaba, uma vez que ficou travada por mais de 10 anos. Entretanto, desde que o recurso foi confirmado pela senadora e houve a ordem de serviço para as obras, em junho de 2015, não aconteceu mais nenhuma paralisação.

“O que este país mais precisa é que a gente tenha a capacidade de acreditar. E agora estamos aqui falando do aeroporto. O ministro (Dyogo Oliveira) nunca deixou de acreditar que esta terra e este povo merecia este aeroporto. E isso faz com que sejamos mais fortes. Eu estou muito feliz”, comemorou a senadora.

Dyogo Oliveira enfatizou o significado do novo aeroporto para os capixabas: “Poucas vezes eu pude perceber, com tanta presença e tanta emoção, quanto uma obra representa para uma população. Eu fiquei aqui olhando a fala de cada um (autoridades) que me antecedeu. E quase todos falaram da palavra dignidade. Do quanto essa obra dignifica a população do Estado do Espírito Santo, pelo sofrimento que representava o antigo aeroporto. Eu fiquei emocionado, pois não se trata apenas de uma obra, mas de recuperar a emoção e dignidade do capixaba”, afirmou o ministro.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), comemorou o fato de o aeroporto da capital ter se tornado realidade. E aproveitou para agradecer à senadora e ao ministro a ação do Governo Federal de ter passado a gestão das praias de Vitória para a prefeitura. “Transformamos um conflito em uma parceria”, disse Luciano a Dyogo Oliveira.

Já o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior (PPS), o Juninho, reforçou que as pessoas sempre pensarão, toda vez que chegarem ao Estado para alguma atividade, como “assistir ao jogo do Brasil no estádio Kleber Andrade”, que desceram no Espírito Santo em um aeroporto digno.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), parabenizou a senadora Rose de Freitas e toda a bancada federal pela luta para manter as obras do aeroporto. O chefe do Executivo também chamou Rose de “mãe da obra” e concluiu: “Maternidade é uma certeza para uma mãe. Ela sabe quem é seu filho. Já a paternidade é uma questão de fé. A maternidade desse aeroporto é da Rose”.

Entre outras autoridades, participaram do evento os deputados estaduais Luzia Toledo (PMDB) e Josias da Vitória (PDT); os deputados federais Jorge Silva (PHS), Paulo Foletto (PSB) e Evair de Melo (PV); o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos); e o diretor-presidente da Construtora JL, João Luiz Felix.

Durante a solenidade no saguão do novo aeroporto de Vitória houve a apresentação do grupo de dança Holland Dans, de Santa Maria de Jetibá, que tem o objetivo de “resgatar a cultura germânica”. Além disso, a cantora Amanda Loyola executou o hino nacional no início da solenidade.

O aeroporto

O novo aeroporto terá capacidade para abrigar 8,4 milhões de passageiros por ano, quase o triplo das possibilidades do atual. O terminal de passageiros terá 29,5 mil metros quadrados e a extensão da pista 2058 metros de comprimento. Já o pátio da aeronave terá 58,1 mil metros quadrados e haverá uma área de 2,7 mil metros para instalação de lojistas. Serão, a princípio, 70 pontos comerciais e a possibilidade de 1500 vagas diretas de emprego.

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) sempre acreditou que o novo aeroporto de Vitória se tornaria realidade na vida dos capixabas. Mas não foi apenas crença, pois crença sem trabalho e compromisso não gera o resultado esperado. Houve, sim, forte união e atuação de Rose com a bancada federal do Espírito Santo junto ao Governo Federal ao longo dos últimos anos. Resultado: o novo aeroporto de Vitória é realidade!

(Com informações do Portal da Senadora Rose de Freitas)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger