Promotores de Justiça participam de “Simpósio de Enfrentamento à Corrupção” em Cachoeiro

A Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim promove na quinta-feira (19/10) o “I Simpósio de Enfrentamento à Corrupção – Novas ferramentas para uma sociedade mais consciente”. O evento será iniciado às 19 horas, no auditório da instituição, localizada na Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, BR 482, Morro Grande, em Cachoeiro.

As palestras serão proferidas pelos promotores de Justiça Diego Gomes Castilho, que vai falar sobre “Whistleblowing: Principais Características e Vantagens - o que o Brasil está efetivamente perdendo?”; Leonardo Augusto de Andrade Cézar Santos, com o tema "Técnicas de neutralização nos casos de corrupção e colarinho branco"; Rodrigo Monteiro da Silva, sobre "Corrupção e controle social: realidade e desafios"; e Marcelo Paiva Pedra, que abordará "Improbidade no sistema de saúde: aspectos práticos".

Os quatro palestrantes são membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e têm vasta experiência no combate à corrupção no Estado. De acordo com o diretor da FDCI, Francisco Ribeiro, o tema foi escolhido por se tratar de um assunto atual e que faz parte da vida de todos os brasileiros.

“Nosso objetivo é colocar o assunto na pauta do dia de forma permanente, levando os participantes a pensarem no tema não só pela sua atualidade, mas porque ele é fundamental para nossa vida. Nossas decisões influenciam diretamente nos rumos que a nossa casa, comunidade, cidade e país tomam a todo o momento. Por isso é tão importante falar sobre corrupção”, afirma Francisco Ribeiro.

Já o promotor de Justiça Diego Gomes Castilho frisa que a corrupção sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, de forma velada, permeando o imaginário. “Não há dúvidas de que vivemos novos tempos, com a globalização e a velocidade dos meios de comunicação, os mais escabrosos casos de corrupção passaram a fazer parte do nosso cotidiano, são malas, montanhas de dinheiro público desviados diariamente, muitas vezes debaixo dos nossos olhos, mas o que fazer? Como combater o monstro da corrupção que, infelizmente, parece incrustado em nossa cultura?”, questiona.

“O nosso objetivo com o Simpósio de Enfrentamento à Corrupção é trazer resposta a esses questionamentos, oportunizando ao ouvinte aprofundamento teórico e prático sobre o tema, para que juntos, possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária, com a erradicação da corrupção”, finaliza o promotor de Justiça Diego Castilho.

Serviço

I Simpósio de Enfrentamento à Corrupção
Data: 19/10
Local: Auditório da FDCI
Horário: 19h
Alunos: Inscrições na secretaria. Haverá certificação de horas
Informações: (28) 2101-0311

(Com informações também da Assessoria de Imprensa da FDCI)
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger