SÃO 25 ANOS DE COMBATE À CRIMINALIDADE E PROFISSIONALISMO: Delegados da primeira turma de concursados da Polícia Civil do Espírito Santo recebem homenagem da Câmara de Vereadores de Vila Velha

A Câmara Municipal de Vila Velha concedeu títulos de “Honra ao Mérito” a 15 delegados de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo da turma de 1992. A sessão solene ocorreu na noite de quarta-feira (18/10). Além da entrega das honrarias, houve uma homenagem póstuma com a participação de várias autoridades policiais. A turma fez o Curso de Formação de Delegados na Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Estado de São Paulo.

Também estiveram presentes o chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré de Lima, um dos homenageados; a secretária de Estado de Comunicação, jornalista Andreia Lopes (representando o governador Paulo Hartung); a corregedora-geral de Polícia Civil, delegada Fabiana Maioral; e o corregedor-geral do Estado, delegado Fabiano Contarato, além de diversos servidores da Polícia Civil e da Câmara de Vila Velha.

O objetivo da sessão solene, segundo o proponente Arnaldinho Borgo, foi comemorar os 25 anos de formação da primeira turma de delegados concursados do Estado e reconhecer a importância do trabalho que esses profissionais realizam, para a investigação e elucidação dos crimes, bem como para a punição dos criminosos.

“Esses bravos defensores da lei abriram caminho para a carreira de delegados de Polícia no Espírito Santo e contribuíram muito – e ainda contribuem – para o excelente trabalho da Polícia Civil em nosso Estado. Também quero destacar o compromisso, a dedicação e o profissionalismo de cada um, no exercício de suas funções, em nome da segurança pública. Agradeço imensamente a presença dos delegados que hoje nos prestigiam e afirmo, sem medo de errar, que eles merecem todo o nosso reconhecimento. Fico muito feliz pela chance de prestar esta homenagem, em nome da Câmara de Vila Velha e de todos os moradores da cidade”, disse o vereador Arnaldinho Borgo.

Pouco depois, o corregedor geral do Estado, Fabiano Contarato, usou a palavra para agradecer a iniciativa do vereador Arnaldinho e, ainda, para declamar um poema de Mário Quintana, como forma de expressar toda a admiração, respeito e amor pela profissão e pelos colegas de ofício.

Em seguida, a corregedora da Polícia Civil, Fabiana Maioral, fez questão de agradecer a homenagem da Câmara de Vereadores e de manifestar sua alegria por fazer parte de um momento tão especial, ao lado dos companheiros de profissão.

Já a delegada Rosemary Rodrigues de Lima – que foi oradora da turma dos concursados, na formatura do curso, em 1992 –, também parabenizou os delegados pelos 25 anos de carreira e fez um discurso emocionado, pela oportunidade de se reunir mais uma vez com antigos colegas e pela homenagem recebida da Câmara de Vila Velha, por iniciativa do vereador Arnaldinho Borgo.

O cargo de delegado de Polícia foi criado pela Lei nº 261, de 03 de dezembro de 1841 e regulamentado pelo Decreto nº 120, de 31 de janeiro de 1842, que por meio do Código de Processo Criminal da época, instituiu a figura do chefe de Polícia para o município da Corte e as figuras dos delegados e subdelegados para cada uma das Províncias do Império.

Na capital do Império, essas três autoridades eram nomeadas pelo Imperador, enquanto nas Províncias, por seus presidentes. No Espírito Santo, a profissão passou a ser regulamentada a partir de 1992, quando o Governo do Estado decretou que todos os delegados só poderiam exercer o cargo mediante aprovação em concurso público.

DELEGADOS HOMENAGEADOS:

Guilherme Daré de Lima
Fabiana Maioral Foresto
João Batista Calmon
Dirceo Antônio Leme de Melo
José Geraldo Fontoura
Glória Regina da Silva Menezes
Denise Conceição Miranda
Sueli Lima e Silva
Rosemary Rodrigues de Lima
Paulo César Ferreira
Andre Luís dos Reis Neves
Margarete Rocha
Fabiano Contarato
Joel Lyrio Júnior
Djalma Pereira Lemos
Walter Romeu Ribeiro
José Fontoura da Silva
José Monteiro Júnior
José Darcy Santos Arruda
Heli Schimitel
Maria da Glória Pessotti
Milton Sabino
Márcio José Pedrosa Braga
Aéliston Santos Azevedo
Sebastião da Silva Borges
Boaventura João Andrade
Sebastião Caetano

(Com informações do Portal da Câmara Municipal de Vila Velha)




 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger