EUGÊNIO RICAS CONFIRMA NOTÍCIA DIVULGADA EM PRIMEIRA MÃO PELO BLOG DO ELIMAR CÔRTES E FALA DE SEUS PLANOS COMO DIRETOR DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DA POLÍCIA FEDERAL: “Vamos continuar a intensificar e a incrementar as operações contra a corrupção”

O futuro chefe da Diretoria  de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal, Eugênio Coutinho Ricas, assegurou ao Blog do Elimar Côrtes na tarde deste domingo (12/11) que um dos objetivos de sua missão à frente do órgão vai ser o de intensificar os trabalhos da Força Tarefa responsável pela Operação Lava Jato, assim  como intensificar e incrementar outras operações de combate a corrupção. Atualmente, Eugênio Ricas exerce o cargo de secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo nesta segunda-feira (13/11).


"Vamos continuar a intensificar e a incrementar não só a Lava Jato, mas também outras operações de combate à corrupção no País", assegurou Eugênio Ricas.

Conforme o Blog do Elimar Côrtes noticiou em primeira mão em postagem feita às 9h46 da última quinta-feira (09/11), Eugênio Ricas foi convidado pelo novo diretor-geral da Polícia Federal, delegado Fernando Queiroz Segóvia Oliveira, para o cargo de diretor de Combate ao Crime Organizado.

Somente no início da noite do mesmo dia é que outros veículos de comunicação do País – como O Globo – divulgaram o fato. E somente no dia seguinte (10/09) os jornais A Tribuna e A Gazeta, do Espírito Santo, publicaram a notícia.

Na mesma postagem, o Blog do Elimar Côrtes deu outro furo nacional, ao informar os nomes de outros dois futuros membros da equipe do diretor Segóvia: os delegados federais Sandro Torres Avelar, para a Diretoria Executiva, e Cláudio Ferreira Gomes, para a Diretoria de Inteligência. Neste domingo, Eugênio Ricas confirmou a informação dada com exclusividade pelo Blog do Elimar Côrtes (sobre o convite feito pelo diretor Fernando Segóvia),além de revelar ter aceitado o convite:

“Nosso objetivo é intensificar ainda mais os trabalhos da Lava Jato e intensificar ainda mais outras operações de combate à corrupção”, afirmou Eugênio Ricas. Segundo ele, a Polícia Federal tem um papel primordial na investigação e solução de crimes:

“A Polícia Federal não pode parar. A Polícia Federal tem papel fundamental neste momento que o País vive e nós vamos continuar incrementando esse trabalho”, assegurou.

O novo diretor-geral da PGF, Fernando Segóvia, estará em Vitória nesta segunda-feira para uma reunião com Eugênio Ricas e também para sacramentar o convite. A expectativa é que Eugênio Ricas faça sua despedida da Secont nesta segunda-feira.

Na agenda do diretor Fernando Segóvia está também um encontro com o governador Paulo Hartung, além de uma visita à Superintendência Regional da Polícia Federal.

A expectativa é que Eugênio Ricas seja substituído pelo seu subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Leandro Piquet, que é delegado de Polícia Civil. No entanto, conforme disse Eugênio Ricas, o governador Paulo Hartung ainda não definiu nenhum nome para a Secont.

Saiba Mais

Eugênio Coutinho Ricas graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte/MG em 1999. Foi delegado de Polícia no Estado do Mato Grosso de 2002 a 2003, onde atuou no Grupo de Combate ao Crime Organizado. Em 2003 tomou posse como Delegado de Polícia Federal, tendo sido lotado nas cidades de Ilhéus, Vila Velha (onde atuou de 2003 a 2009), São Luis/MA e Belo Horizonte/MG.

É pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade do Amazonas e em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha. Em 2012, foi o único brasileiro, dentre mais de 260 chefes de polícia de todo o mundo, a cursar a sessão número 251 da National Academy do FBI, em Quantico, Virgínia, Estados Unidos, onde pós-graduou-se com nota máxima nas matérias Ética, Liderança e Tomada de Decisões, Inteligência e Contra-Inteligência, Estratégias de Combate e prevenção às Drogas, Terrorismo e Contra-Terrorismo e Técnicas de Interrogatório e Entrevistas.

É tutor da cadeira Ética na Atividade Policial da Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal em Brasília/DF e mestrando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger