Entidades de classe dos policiais civis e militares se reúnem para discutir novos rumos para a segurança pública capixaba

Representantes do Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES), da Aspomires e da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES) se reuniram nesta segunda-feira (13/11) para discutir medidas necessárias de valorização e investimentos para a reestruturação do Sistema de Segurança Pública capixaba.

A reunião com os representantes dos policiais civis e militares capixabas aconteceu na sede da Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires), em Bento Ferreira. O encontro foi para unir e integrar as forças de segurança na luta por uma política de Estado estruturante, visando alcançar a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Além das entidades representantes das forças de segurança, também participou da reunião, como representante da sociedade civil organizada, o coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Jânio Araújo, que é advogado e policial civil aposentado.

As quatro organizações representativas entendem que o sistema de segurança pública capixaba vivencia uma crise sem precedentes, reflexo de políticas de governos meramente paliativas que não reconhecem a importância do serviço prestado pelas instituições, dado a falta de investimentos e a não valorização dos profissionais que estão desempenhando suas atividades sem condições mínimas de trabalho, em flagrante atentado a dignidade da pessoa humana.

“A proposta é realizar novas reuniões e convidar outras entidades que representam todos os segmentos profissionais da segurança pública, para discutir o caos instalado no Espírito Santo e definir diretrizes e ações que possibilitem traçar soluções a curto, médio e longo prazo”, afirmou o presidente do Sindipol, Jorge Emílio Leal.

Esse foi apenas o primeiro passo para melhorar as políticas públicas que envolvem a segurança como uma atividade essencial de estado. As entidades entendem que segurança pública é dever do Estado, que deve garantir ao cidadão o direito de ir e vir e a liberdade como princípio constitucional que deve ser cumprido e respeitado por governos que deveriam estar trabalhando a serviço da população em defesa da vida.

Presente à reunião, como representante da Aspomires, o ex-comandante-geral da PM, coronel da Reserva Edmilson dos Santos, a falta de uma política de Estado, que vise resolver os gargalos da segurança pública, acabou obrigando as entidades de classe a se unir para defender os interesses das categorias e da sociedade capixabas:

“Durante esses últimos anos verificamos que as ações de governo não são elaboradas com o objetivo de solucionar a questão de segurança pública, tanto no âmbito das instituições ligadas a tal mister, no que se refere à valorização profissional em todos os seus aspectos, como também a proporcionar à população capixaba um serviço mais estruturado e maior integração dos órgãos ligados a segurança da população (municipal, estadual e federal). Por isso, pensando em todas as categorias e, principalmente, na população, estamos unindo forças e conhecimento profissional, a fim de traçar rumos que se identificam com nossa realidade e a necessidade da população”.

Além de Jorge Emílio, o coronel Edmilson e Jânio Jacinto, participaram da reunião o presidente da ACS/ES, sargento Renato Martins Conceição; o diretor Financeiro do Sindipol, Aloísio Fajardo; e o capitão BM da Reserva Vitorino.

“Não vamos ficar somente nessa reunião. Vamos promover outros encontros. E, o mais importante, é que já convidamos também outras lideranças dos policiais militares, federais e rodoviários federais, inspetores penitenciários e agentes do sistema sócio educativo para as próximas reuniões. Vamos juntar as nossas forças por um Espírito Santo melhor, por uma segurança pública de qualidade e não feita no improviso, e com os profissionais valorizados”, pontuou Jorge Emílio.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger