sábado, 17 de fevereiro de 2018

PAULO HARTUNG PRESTA HOMENAGEM A GAÚCHO: Engenheiro civil do Rio Grande do Sul vai assumir a Secretaria da Segurança Pública do Espírito Santo por uma semana

Está na Coluna Leonel Ximenes, de A Gazeta, deste sábado (17/02), a informação de que o diretor-geral do Detran, o engenheiro civil gaúcho Romeu Scheibe Neto, vai assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Vai ficar no cargo de 4 a 9 de março de 2018, durante o afastamento do titular da Pasta, o pernambucano André Garcia, que vai participar de um evento nos Estados Unidos.

Definitivamente, o governo Paulo Hartung não leva a segurança pública a sério. De acordo com o jornal A Gazeta, Hartung vai colocar o gaúcho Romeu Scheibe como titular da Sesp como forma de prestar homenagem ao rapaz, “pelo excelente serviço que vem prestando ao Detran”. Homenagem?

Recentemente, o governador havia homenageado também o atual comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, com a mesma “honraria”. Nylton Rodrigues assumiu a titularidade da Sesp entre os dias 31 de dezembro de 2017 a 9 de janeiro de 2018. Ficou no cargo por conta de pequenas férias de André Garcia.

A homenagem ao coronel Nylton Rodrigues, todavia, foi mais do que merecida, pois qualquer coronel da PM capixaba tem condições de ser o secretário Estadual da Segurança Pública e, diga-se de passagem, até com mais competência do que os últimos que passaram pela Pasta – incluindo o atual, André Garcia, que é procurador do Estado de....Pernambuco.

Nada a favor de reserva de mercado para se exercer o cargo de Secretário da Segurança Pública. Porém, o currículo do doutor Romeu Scheibe Neto nada tem a ver com o tema. Ligado ao PMDB, ele, que é do Rio Grande do Sul, veio para o Espírito Santo em janeiro de 2016, um ano depois da posse de Hartung como governador do Espírito Santo pela terceira vez.

Romeu Scheibe é o quarto nome a passar pela direção do Detran nesta terceira era Hartung. Primeiro a assumir o cargo de diretor-geral do órgão foi o delegado de Polícia Fabiano Contarato, que se autointitula “Xerife do Trânsito. Mas não teve pique para ficar no Detran. Ficou de janeiro de 2015 a 21 de agosto do mesmo ano. Alegou motivos de saúde para deixar o cargo. Hoje, ele é figura apagada como corregedor geral do Estado.

Contarato, que abandonou Renato Casagrande em plena campanha eleitoral de 2014 – ele era candidato ao Senado na chapa liderada pelo então governador, abdicou da disputa e pulou para o barco de Paulo Hartung –, foi substituído pelo engenheiro Roger Tristão, que ficou menos de três meses na função.

Em novembro ainda de 2015, Roger Tristão pediu o boné e, no dia 11 do mesmo mês, foi substituído por José Eduardo de Souza Oliveira, que era o diretor de Habilitação e Veículos do Detran. Roger pediu para deixar o cargo para voltar para o DNIT, onde é servidor de carreira. José Eduardo vinha assinando como diretor em exercício do Detran.

Entrou, então, o engenheiro civil gaúcho Romeu Scheibe Neto, que tem um vasto currículo voltado para o setor de transporte rodoviário,mas não para a segurança pública. Romeu Scheibe é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Atua no setor público há 22 anos.

A Sesp possui quatro Subsecretarias. Em um ambiente normal e em um governo que leva mais a sério às questões da segurança pública, visando, sobretudo, o bem estar da população, na ausência do secretário, o substituto imediato seria um dos subsecretários.

Na Pasta há o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica, o coronel PM Gustavo Debortoli; o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, o policial rodoviário federal Vinícius Xavier Teixeira; a subsecretária de Estado de Integração Institucional, delegada de Polícia Civil Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno; e o subsecretário de Estado de Inteligência; delegado de Polícia Civil José Monteiro Junior.

São todos competentes, respeitados pelos operadores da segurança pública e do sistema de Justiça e (mais importante) capixabas – com exceção do delegado José Monteiro, que é da Paraíba, mas que milita profissionalmente no Espírito Santo há pelo menos três décadas. Uma demonstração de que o governo Hartung tira, mais uma vez, o prestígio de seus subsecretários da Segurança.

Em tempo:o engenheiro civil gaúcho Romeu Scheibe realiza um excelente trabalho à frente do Detran capixaba. Está de parabéns por este trabalho!
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger