segunda-feira, 19 de março de 2018

Em cinco meses, Serviço de Equoterapia da Polícia Militar realizou mais de 1.100 atendimentos no Espírito Santo

Enxergando em 2018 um ano com novos desafios, o Serviço de Equoterapia apresentou ao Comando do Regimento de Polícia Montada (RPMont) os resultados dos últimos seis meses, período de reinício dos atendimentos às famílias inseridas no programa, em setembro de 2017. Em apenas cinco meses, foram mais de 1.100 atendimentos.

O atendimento, aberto ao público capixaba de forma gratuita, contempla 45 famílias em sessões individuais, além de trabalhar em conjunto com outro importante projeto da Polícia Militar, como o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta), para promover a prevenção em pessoas com diagnóstico de dependência química.

Ao todo foram contabilizados 1.120 atendimentos até o final do mês de fevereiro de 2018. O planejamento individual permitiu ao RPMont disponibilizar um serviço que ainda não é previsto dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Equoterapia é uma atividade terapêutica voltada para o atendimento de pessoas com deficiência, além de outras indicações realizadas por profissionais das áreas de saúde e educação. No RPMont, a terapia ofertada desde 1995 é conduzida por policiais militares da unidade, que possuem diversas capacitações e treinamento em equitação, contando com estrutura própria para os atendimentos.

Saiba Mais

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando a reabilitação e/ou o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência.

O objetivo principal da equoterapia é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, respeitadas suas limitações, visando a auto aceitação, integração social, além de possibilitar-lhe o exercício da cidadania. Nela, o cavalo é o elemento que incentiva o praticante, oferecendo-lhe ganhos físicos e psicológicos.

A terapia psico-corporal exige participação do corpo inteiro, favorecendo o desenvolvimento da força muscular, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio, conduzindo os que dela usufruem à autonomia motora e psicológica, favorecendo enfim o desenvolvimento global da pessoa portadora de deficiência.

O tratamento equoterápico colabora na educação e formação do caráter dos seres humanos, através da prática didático pedagógica da equitação. Desenvolve ainda novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e auto-estima. Proporciona mudanças tanto no campo neuro-motor quanto no psicológico, marcando, em alguns, o início da expressão verbal.

Os estímulos transmitidos pelo cavalo ao praticante permitem a melhoria do tônus muscular, permitindo-lhe o controle postural. Além disso, favorece a coordenação dos movimentos que é dada graças à condução do animal através de movimentos associados e coordenados de mãos, braços, cinturas pélvica e escapular e olhos.

Através do tato (contato direto com o animal, por meio de toques e carícias), o praticante estimulará sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato. O movimento oscilatório do cavalo, que é transmitido ao praticante por sua anca, seu dorso e pela aceleração e desaceleração da andadura, desenvolve no praticante a noção tridimensional do espaço.

O RPMont vem prestando sessões de equoterapia a comunidade capixaba. Este trabalho funciona na Sede do RPMont de segunda a quinta-feira, no horário de 08 às 17h, atendendo atualmente cerca de 50 (cinquenta) praticantes. Com a constante procura por este tratamento, que vem obtendo excelentes resultados, o RPMont busca parceria com entidades públicas e privadas a fim de capacitar outros profissionais com o intuito de ampliar seu Centro de Equoterapia.

Serviço:

Local: Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar – Centro de Equoterapia
Endereço: Av. Boa Vista, s/nº, Boa Vista, Serra, ES CEP 29.161-005
Atendimento: Segunda a quinta-feira no horário de 08 às 17 horas

(Com informações do Portal da PMES) 

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger