terça-feira, 6 de março de 2018

No dia em que engenheiro gaúcho assume a Segurança Pública do Espírito Santo, teto do Ciodes desaba

O diretor do Detran, o engenheiro civil gaúcho Romeu Scheibe Neto, começou a responder pelo cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, no período de 5 a 9 de março de 2018. A homenagem, que o governador Paulo Hartung (PMDB) fez  ao gaúcho, está publicada no Diário Oficial do Estado deste terça-feira (906/03). Romeu Scheibe assume o cargo porque o titular, o pernambucano André Garcia, está nos Estados Unidos.

André Garcia embarcou para os EUA sem ver os estragos  que o temporal de segunda-feira (05/03), com fortes chuvas, provocou na Grande Vitória. O temporal provocou estragos, principalmente, dentro da própria Sesp. Parte do teto de gesso da Sala de Controle do Ciodes simplesmente desabou durante o temporal, causando  pânico e medo entre os funcionários do setor. A Sesp está localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Morais (Beira-Mar), em Bento Ferreira.

Não foi a primeira vez que a falta de estrutura dos órgãos de segurança pública capixaba provoca esse tipo de situação. No dia 21 de novembro de 2015, uma chuva que atingiu o Espírito Santo fez com que o teto da sala dos operadores do Ciodes desabasse durante a noite, o que acabou interrompendo o serviço por uma hora e meia. Com a chuva, o forro encharcou, ganhando peso e veio a ceder em seguida. Os servidores foram realocados em outra sala de modo a restabelecer o sistema. Ninguém ficou ferido.

Na noite de segunda-feira (05/03) não foi diferente. Parte do teto desabou em cima de policiais militares que trabalham na Coordenadoria do Ciodes. Á agua da chuva caiu sobre mesas, estragando computadores e molhando documentos, além de objetos pessoais dos funcionários da empresa terceirizada responsável pelo serviço de atendimento ao público do Ciodes.

Depois da queda do teto de gesso, funcionários tiveram que arrumar baldes para a retirada da água que invadiu a sala. No local trabalham também policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes da Guarda Municipal de Vitória.

O prédio da Sesp, que fica ao lado Diário Oficial do Estado, está sempre em manutenção – porque o local improvisado pelo ex-secretário Rodney Miranda, em 2003, para o funcionamento da Pasta. O andar em que fica o Ciodes é o mais problemático.

Talvez, agora, com um engenheiro civil (Romeu Scheibe Neto) à frente da Segurança Pública do Espírito Santo – mesmo que seja por uma semana –,  quem sabe não chega a hora de um profissional do ramo de Engenharia ensinar os doutores da Sesp como construir um prédio decente para garantir a segurança de seus funcionários.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger