terça-feira, 17 de abril de 2018

EX-SUBCOMANDANTE-GERAL DA PM É O NOVO SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: Coronel Debortoli sai da Secretaria da Segurança depois de 15 anos e volta aos quadros da Polícia Militar

Depois de 15 anos fora do quartel, o coronel Gustavo Debortoli está de volta à Polícia Militar do Espírito Santo. Deverá assumir a Diretoria de Recursos Humanos. Há uma semana, o coronel Debortoli foi exonerado do cargo de subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social pelo novo titular da Sesp, o coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho.

Embora estivesse afastado da caserna, o coronel Gustavo Debortoli vinha exercendo a atividade policial – mesmo que de forma mais administrativa e estratégica – desde 2003 dentro da própria Sesp, período intercalado com sua atuação também na extinta Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas.

Ele graduou-se em 1992 pela Academia de Polícia al Militar do Guatupê (APMG) no Paraná. É especialista em Marketing e Relações Públicas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Administração também pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Atuando, principalmente, na área de gestão estratégica, o coronel Debortoli – na época major – coordenou a implantação do Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Espírito Santo (Ciodes) entre 2003 e 2004, e dos serviços de Geoprocessamento, Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, entre 2004 e 2007.

Ocupou também a gerência de Operações Técnicas e a gerência de Inteligência da Sesp entre 2008 e 2010. Em 2011 assumiu a coordenação da equipe de formulação e implantação do Programa Estado Presente, na Secretaria de Estado de Ações Estratégicas, e desde maio de 2013 atuava como subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Só que, de acordo com o Diário Oficial do dia 12 de abril de 2018, o coronel Gustavo Debortoli não integra  mais os quadros da Sesp. Foi exonerado a pedido do novo secretário, coronel Nylton Rodrigues. Para o lugar de Debortoli, foi nomeado o coronel Rogério Maciel Barcellos, justamente o ex-subcomandante-geral da PMES na gestão Nylton Rodrigues à frente da Polícia Militar.

O coronel Nylton assumiu a Sesp com a saída do pernambucano André Garcia, que pretende disputar as eleições de outubro.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger