quarta-feira, 25 de abril de 2018

Programa de geração de emprego e renda coordenado por Ledir Porto em Viana ganha prêmio nacional

“Foi uma satisfação muito grande receber esse prêmio em nome do município de Viana. Foi o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da população que mais necessita do poder público”.

Foi com essas palavras que o então secretário de Desenvolvimento Social de Viana, Ledir Porto, recebeu Prêmio Progredir, dado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ledir Porto apresentou o projeto “Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense – Gerar”, um dos cinco melhores do País.

O prêmio foi entregue no dia 15 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília, em solenidade que teve a presença do presidente Michel Temer. Os vencedores do Prêmio Progredir foram os projetos: Crescer, de Boa Vista (RR), Cultivando Cidadania, de Aracaju (SE), Pró-Cidadão – Programa Menor Aprendiz, de Morrinhos (GO), Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense – Gerar, de Viana (ES), e Elos da Sustentabilidade, de Campo Largo (PR).

De acordo com Ledir Porto, que no início deste mês deixou o cargo de secretário porque é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, o Programa Gerar em Viana realiza a integração entre todas as ações desenvolvidas pelos órgãos e entidades da administração municipal voltadas à qualificação social e profissional, à geração de renda e ao encaminhamento para o mercado de trabalho.

A iniciativa possui um convênio específico para as empresas parceiras e conveniadas que disponibilizam suas vagas de emprego na Agência de Empregos de Viana. Outra parceria é com o Programa Cidade Empreendedora que oferta a todas as turmas de qualificação uma capacitação sobre microempreendedor individual e linhas de créditos.

Os prefeitos e coordenadores dos projetos receberam os troféus das mãos do presidente Temer. Antes, uma cerimônia de entrega de medalhas e certificados reuniu o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, o secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho, gestores municipais e outras autoridades.

Para o ministro Osmar Terra, o prêmio tem a função de destacar as boas práticas e multiplicá-las, estimulando a valorização das iniciativas de geração de emprego e renda.

“Por maior que seja o esforço do governo em garantir programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é preciso dar oportunidades para as pessoas progredirem na vida e terem emprego e renda. O prêmio mostra quais os municípios estão com as melhores iniciativas e os que prometem em geração de emprego e renda no país. A gente acredita que, nesse esforço todo de diminuir a desigualdade e reduzir a pobreza, é muito importante a ação do prefeito. Este prêmio é para motivar. Vamos divulgar essas ações para que as outras prefeituras caminhem nessa direção”, afirmou Osmar Terra, na ocasião.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, vencedor pelo projeto Geração de Emprego e Renda para o Vianense – Gerar, celebrou a vitória alcançada com base nos resultados da melhoria da vida das famílias.

“Fizemos um programa de geração de emprego e renda na cidade que deu muito resultado. Esse reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social nos dá energia, porque sabemos que estamos no caminho certo”, disse Gilson Daniel.

Os cinco projetos escolhidos, um de cada região do Brasil, têm a possibilidade de estabelecer um convênio com o MDS no valor de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação das ações.

“Nosso objetivo é que esses projetos possam servir de vitrine. Vamos divulgar as experiências no conjunto de melhores práticas de inclusão produtiva e apoiar com recursos essas iniciativas para que possam emancipar mais pessoas da situação de baixa renda”, explicou o secretário Vinícius Botelho.

Ao todo, 384 projetos de todas as regiões do País foram inscritos no Prêmio Progredir, sendo que 10 foram selecionados para a final. São iniciativas que promovem o acesso ao mercado de trabalho de jovens, adultos e pessoas com deficiência, geração emprego e renda, qualificação profissional e sustentabilidade.

A comissão julgadora foi formada por professores universitários e representantes dos setores industrial, de tecnologia e do comércio. Foram avaliados critérios como eficácia, capacidade do projeto se firmar e expandir e potencial de implementação em outros municípios.

Plano Progredir

O prêmio integra o Plano Progredir, que é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social.  A iniciativa do governo federal reúne um conjunto de ações para auxiliar as famílias de baixa renda.

A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger