sexta-feira, 29 de junho de 2018

PESQUISA ENQUET/REDE SIM DÁ 39,6% PARA CASAGRANDE E 38,2% PARA HARTUNG NO 2º TURNO: “A gente volta”, afirma Casagrande

Apesar de todos os esforços feitos últimos de dias, em que massificou campanhas publicitárias na mídia e inaugurou até ordens de serviços para obras que dificilmente sairão este ano, o governador Paulo Hartung (MDB) perderia para o ex-governador Renato Casagrande (PSB) num eventual segundo turno da disputa eleitoral deste ano. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29/06) pela Rede Sim de Comunicação e o jornal O Metro, feita pelo Instituto Enquet.

Apesar de estar três anos e seis meses sem mandato e sem mídia espontânea, Renato Casagrande lidera as intenções de voto em um possível segundo turno contra Paulo Hartung na disputa pelo Palácio Anchieta. Casagrande aparece com 39,6% das menções dos eleitores, enquanto Hartung teve 38,2%.

Na simulação do primeiro turno, segundo a Enquet, os dois aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro (1,7 ponto percentual) com pequena vantagem de Hartung – 30,5% contra 29,1% de Casagrande.

A pesquisa Enquet garante, entretanto, que deverá ter segundo turno por causa da participação da senadora Rose de Freitas (Podemos) no pleito. Ela tem 6,8% das intenções de voto, enquanto o advogado André Moreira (PSOL) conta apenas com  1,9%.

Em um segundo cenário, sem Hartung na disputa e com a participação de Ricardo Ferraço (PSDB), Casagrande aparece com 38,8% das intenções de voto, seguido de Ferraço, com 12,8%. Rose de Freitas tem 10,2%, e André Moreira aparece com 2,5%. Brancos e nulos somam 20,1%, e 15,6% das pessoas ouvidas não sabem ou não opinaram.

Entre os pesquisados, 13,2% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 9,1% afirmaram não saber em quem votar. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, a votação acontece no dia 28 de outubro. A pesquisa ouviu 1.300 pessoas em 37 municípios do Espírito Santo entre os dias 23 e 26 de junho.

A diretora-executiva da Enquet, Rita Abreu, explicou ao Portal da Rede Sim que o empate dentro da margem de erro entre Hartung e Casagrande aponta para a indefinição do quadro eleitoral. “Mostra que a eleição está em aberto, principalmente por termos um alto índice de entrevistados que não apontam um candidato de forma espontânea”, disse.


“A gente volta”, afirma Casagrande

O ex-governador Renato Casagrande comentou o resultado da pesquisa. Para ele, a sua pré-candidatura está tendo apoio de toda sociedade capixaba e a indicação de que vencerá no segundo turno é uma sinalização de que a população deseja a reconstrução de um novo Espírito Santo através do diálogo:

“A gente vai voltar. Recebi com muita alegria o resultado da pesquisa publicada pelo jornal Metro e pela Rede Sim. A pesquisa aponta nossa vitória no segundo turno na disputa ao Palácio Anchieta. Muito grato e feliz em ver que nosso potencial de crescimento avança como reflexo da vontade do povo capixaba de reconstruir o Espírito Santo, investindo em desenvolvimento e infraestrutura, através do diálogo! Um cenário muito positivo, mas que ainda traz um bom caminho a seguir. Vamos em frente!”, disse Casagrande.

Nos últimos dias, o governo Paulo Hartung tem feito solenidade e propaganda até para ordem de serviços. O próprio governador tem se deslocado de helicóptero para várias partes do Estado, tornando-se quase que onipresente para os eventos.

Um deles ocorreu nesta sexta-feira (29/06), em que Hartung assinou ordem de serviço para recuperar a nova Rodovia ES 320, no trecho Cotaxé- Ponto Belo, com extensão de 28,17 km, que receberá pavimentação asfáltica, incluindo a variante Jabuti Grande.

Paulo Hartung foi à Câmara Municipal de Ponto Belo com parte de sua equipe, como o secretário de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, e  outras autoridades e convidados.

Saiba Mais

 
Entrevistados
A pesquisa Enquet, contratada pela Rede Sim e divulgada em parceria com a Rede Capixaba de Comunicação, usou a metodologia quantitativa e ouviu moradores e eleitores do estado com idade igual ou superior a 16 anos.
   
Coleta de dados
Foram entrevistadas 1.300 pessoas entre os dias 23 e 26 de junho em 37 municípios, em pontos de fluxo domiciliar, contemplando todos os municípios, agrupados em sete regiões, respeitando-se a proporção populacional.
   
Registro
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-02563/2018

(Com informações também da Rede Sim de Comunicação)


(Texto atualizado às 7h09 do dia 30/06/2018).
 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger