segunda-feira, 30 de julho de 2018

Delegados lançam obra conjunta sobre organizações criminosas

Combate às Organizações Criminosas – Série Doutrina e Prática (A Visão do Delegado de Polícia) é a obra escrita por 15 delegados das Polícias Civil e Federal, que foi lançada na última quinta-feira (26/07), no Salão Negro, do Ministério da Justiça, em Brasília. Veja aqui fotos do lançamento do livro.

O sétimo livro da coleção “Doutrina e Prática - A visão do delegado de Polícia” reúne artigos sobre a Lei nº 12.850, de 02 de agosto de 2013, que dentre outras coisas, define o que é uma organização criminosa. Além disso, aborda a investigação criminal e os meios de obtenção de prova; as infrações penais correlatas e o procedimento criminal. A série reúne livros de pelo menos 109 delegados.

A publicação tem o apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Federação Nacional de Delegados de Polícia Federal, da Fundação Brasileira de Ciências Policiais, da Associação dos Delegados de Polícia Judiciária e do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF.

O delegado federal Celso Agnoletto, um dos coordenadores da obra, abriu o evento falando da satisfação de ter participado da iniciativa e enfatizou que publicações assim são essenciais para disseminar a história da PF. “Todo mundo quer ver e saber da história da Polícia”, afirmou.

O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, e o jornalista Alexandre Garcia foram os responsáveis pela produção do prefácio. Paiva afirmou que os policiais estão “colaborando com o Brasil, fazendo e presenciando a história”. Falou também da importância da Lei nº 12.850 e destacou que os delegados autores dos artigos que compõe o livro, participaram ativamente de sua criação e a conhecem com profundidade.

“A produção doutrinária vai contribuir muito para o aprimoramento dessa lei que ainda tem lacunas a serem discutidas e sanadas. A colaboração premiada, por exemplo, na prática, demonstra que é um instrumento valioso que deve ser aprimorado para não dar oportunidade que seja sufocado por seus detratores”, ressaltou.

Na ocasião, Alexandre Garcia destacou que quando a Polícia Federal passou a atuar com mais liberdade, o País começou a descobrir o tamanho da corrupção. “Aplaudo o trabalho de vocês. Nosso país está com falta de lei e, infelizmente, chega a um ponto que tem que entrar a Polícia”, disse Alexandre Garcia.

O delegado Luciano Leiro, vice-presidente da ADPF e responsável por moderar a mesa, disse que foi um prestigio mediar o encontro entre os autores dos artigos. “Esse é um livro que eu recomendo. A Lei nº 12.850 veio para ficar e mudar o Brasil.”

Autores

O livro reúne artigos de autoria dos delegados: Alessandro Gonçalves Barreto, Benito A.G Tiezzi, Eduardo Mauat da Silva, Everton Ferreira de Almeida Férrer, Francisco Sanini, Giovani Celso Agnoletto, José Anchiêta Nery Neto, Luís Flávio Zampronha, Luiz Carlos Nóbrega Nelson, Márcio Adriano Anselmo, Márcio Alberto Gomes Silva, Rubens de Lyra Pereira, Ruchester Marreiros Barbosa, Tácio Muzzi, Vallisney de Souza Oliveira.

(Com informações do Portal da ADPF)

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger