quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Bolsonaro é o favorito para ser o novo Presidente do Brasil para 49,2% da população, diz pesquisa do Instituto Paraná

O Instituto Paraná acaba de divulgar uma nova rodada de pesquisa que traz resultados diferentes daqueles divulgados por outros institutos (Data Folha e Ibope, principalmente) que costumam errar em suas perspectivas. O Paraná aponta que o candidato do PSL,  Jair Bolsonaro, foi apontado por 49,2% dos eleitores entrevistados de todo o País como favorito quando a pergunta é “percepção quanto ao candidato que vai ganhar as eleições para Presidente do Brasil”.

Atrás de Bolsonaro, que está internado em São Paulo, desde o dia 6 de setembro quando sofreu um atentado em Juiz de Fora (Minas), encontra-se o petista Fernando Haddad, com 18,8%. Bem atrás, vêm  Ciro Gomes, com 6,8%; Geraldo Alckmin, 5,1%; Marina Silva, 1,7%; João Amoêdo, 0,7%; Álvaro Dias, 0,5%; Henrique Meirelles, 0,5%. Os demais não surgem com nenhuma intenção dentro do quesito percepção.

É a primeira vez, nessas eleições, que um instituto realiza pesquisa em que traduz a percepção dos eleitores sobre quem vencerá o pleito. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-03512/2018 para o cargo de Presidente. O universo da pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.020 eleitores, sendo foi  estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 168 municípios brasileiros entre os dias 23 e 25 de setembro de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

A pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quarta-feira (26/09), ouviu também os eleitores sobre quem votarão no primeiro turno. Bolsonaro, na pesquisa estimulada, aparece na frente com 31,2% das intenções de votos, contra 20,2% de Haddad; 10,1% de Ciro Gomes; 7,6% de Alckmin.

Quanto à percepção dos dois candidatos que iriam disputar em um eventual segundo turno para Presidente,  a pesquisa aponta que Bolsonaro é favorito para 67,8% dos entrevistados. Haddad surge com 43,6% e, Ciro Gomes, com 22,7%.

Em vídeo gravado por Magno Malta, Bolsonaro agradece orações e apoio do povo brasileiro

Na noite de terça-feira (25/09), o candidato Bolsonaro gravou um vídeo em que agradeceu ao povo brasileiro pela torcida e as orações para sua recuperação. O vídeo foi feito pelo senador Magno Malta (PR), um dos maiores articuladores da campanha de Bolsonaro, que visitou o candidato no Hospital  Albert Einstein, em São Paulo, depois de cumprir, durante todo o dia, extensa agenda por Estados brasileiros:

“Meu muito obrigado a todos pelo apoio, consideração, pela oração e confiança. Vamos juntos, Magno, mudarmos os destinos do nosso Brasil. Acredito no povo brasileiro e o povo merece algo diferente para o futuro”, disse um sorridente Jair Bolsonaro, em franca recuperação.

O senador Magno Malta, no início da mensagem, disse que se sentia bastante feliz com a recuperação do “nosso Capitão Bolsonaro”. E acrescentou: “Vamos continuar nessa pegada que estamos tendo em todo o Brasil. Vamos matar essa batalha no primeiro turno".


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger