sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PERFORMANCE DE MANATO, ARIDELMO, JACKELINE ROCHA E ANDRÉ MOREIRA EM DEBATES CAUSA CONSTRANGIMENTO: Renato Casagrande é o candidato melhor preparado para governar o Espírito Santo

Os partidos políticos e seus dirigentes tiveram quatro anos para se preparar para as eleições  de domingo (07/10). Foram quatro anos em que poderiam ter preparado nomes para a disputa ao governo do Espírito Santo. Pelo que se observa dos debates e das propagandas na TV e no rádio, somente o PSB, do ex-governador Renato Casagrande, se preparou. Tanto é que Casagrande lidera, desde os primeiros momentos da campanha, todas as pesquisas de intenções de votos. E é o único  preparado para o pleito de domingo e para governar o Estado.

 Chegou a causar constrangimento à população o último debate, na manhã desta quinta-feira (04/10), pela Rádio CBN e outros veículos da Rede Gazeta, tamanho foi o despreparo demonstrado mais uma vez pelos cinco candidatos, com exceção de Renato Casagrande. Os demais candidatos são:  Jackeline Rocha (PT), André Moreira (Psol), Aridelmo (PTB), Rose de Freitas (Podemos) e Carlos Manato (PSL).

Esses cinco candidatos já haviam cometido fraqueza e despreparo no debate promovido pela TV Gazeta, na terça-feira (02/10) à noite. O deputado federal Manato, que faz lembrar o personagem Leo Getz – aquele que sabia fazer fraude e queria ser policial –, do ator Joe Pesci, da série Máquina Mortífera, fez questão de dizer que “sou médico, sei cuidar das pessoas”.

Já o empresário Aridelmo Teixeira (dono da Fucape) está sempre dizendo ser o representante da "nova política", embora seja  muito amigo do governador Paulo Hartung e estar numa coligação amparado por velhas raposas da política capixaba.

O empresário Aridelmo chega a ser cômico em suas falas, o que o deixa em situação constrangedora perante os dirigentes dos partidos que o apoiam. No debate da TV Gazeta, ele disse que apoia o candidato Jair Bolsonaro (PDL) para presidente da República. O PTB, partido que deu guarita a Aridelmo, é da coligação do tucano Geraldo Alckmin.

No debate da CBN, o mesmo Aridelmo foi flagrado numa mentira. Disse que foi ele quem criou o Programa Escola Viva, do governo Hartung. Foi desmentido pela ONG Espírito Santo em Ação, que apoia o governo do Espírito Santo no projeto.

À coluna do jornalista Leonel Ximenes, de A Gazeta, na tarde desta quinta-feira (04/10), a ONG informa que o Programa Escola Viva foi criado em Pernambuco, pelo presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães.

E o que falar da dupla Jackeline Rocha e André Moreira? Estão sempre falando da “violência da polícia” em manifestações. Esquecem, no entanto, que as manifestações a que se referem, ocorridas entre 2011 e 2013, foram totalmente violentas, com vândalos – pessoas comuns e bandidos de alta periculosidade, como traficantes –  invadindo e atacando prédios privados e públicos, como o Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Palácio Anchieta. Donos de memória curta e com visão míope, Jackeline Rocha e André Moreira não citam as ações marginais.

Rose de Freitas é, sem dúvida, uma excelente parlamentar. Tem demonstrado visão de Estado nesses quatro anos no Senado Federal. Mas chega ao final das eleições sem preparo para o Executivo – nada a ver com a sua condição de mulher.

Nesta seara, o ex-governador Renato Casagrande demonstrou porque é o melhor preparado para voltar a governar o Espírito Santo e porque lidera as pesquisa de intenções de votos, que sinalizam para sua vitória no primeiro turno.

Casagrande, portanto, apresentou com firmeza e segurança as propostas de sua campanha e os programas que pretende implementar no Estado a partir de 1º de janeiro de 2019, em caso de vitória.



 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger