quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Coronel Barreto vai ser o comandante-geral da Polícia Militar no governo Casagrande

O coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto, 44 anos, acaba de ser escolhido pelo governador eleito Renato Casagrande (PSB) para ser o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo a partir de 1º de janeiro de 2019. Casagrande anunciou também o delegado José Darcy Arruda como futuro diretor-geral de Polícia Civil.

Ainda foram anunciados pelo governador eleito mais dois nomes para seu secretariado: coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, para a Casa Militar; e Lenise Menezes Loureiro, para a  Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. Valésia Perozini será a chefe de Ggabinete. Braço direito de Renato Casagrande, ela atuou na mesma função em seu governo anterior e nos últimos anos vem trabalhando com o futuro governador em seu escritório, em Vitória.

Ao lado do futuro secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, Renato Casagrande explicou, ao anunciar os novos chefes da PM e da Polícia Civil, que o coronel Barreto e o delegado Arruda foram escolhidos com o objetivo de retomar a integração entre as duas instituições, com o intuito de melhorar o combate à criminalidade, notadamente, os crimes contra avida e patrimônio:

“Vamos, efetivamente, retomar o Estado Presente. O foco é o enfrentamento ao crime contra a vida e também ao patrimônio. O criminoso tem que saber que pagará pelos seus atos”, disse Casagrande que, ao lado de sua futura vice-governadora, Jacqueline Moraes, completou:

“O coronel Barreto e o delegado Arruda vão trabalhar de forma integrada. Essa integração será comandada pelo doutor Roberto Sá, nosso futuro secretário da Segurança”.

O futuro comandante-geral da PM, coronel Barreto, é de uma família de policiais. É filho do delegado aposentado e escritor José Barreto de Mendonça. Também tem irmão investigador e uma das irmãs é a perita bioquímica-toxicologista da Polícia Civil, a doutora Josidéia Barreto Mendonça, um das mais renomadas profissionais do País na área da Perícia. Outra irmão do coronel Barreto, Gracimeri  Soeiro Gaviorno, foi chefe de Polícia Civil de janeiro de 2015 a novembro de 2016.

Clube dos Oficiais parabeniza coronéis escolhidos para a equipe de Casagrande

Em nota, a Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (Assomes/Clube dos Oficiais) parabeniza e deseja sucesso “aos senhores Coronéis da Polícia Militar do Espírito Santo - Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonca e Jorcarly Martins de Aguiar Júnior – pelas indicações para Comandante Geral da PMES e Chefe da Casa Militar, respectivamente”. A nota é assinada pelo presidente da Assomes, tenente-coronel Rogério Fernandes Lima.

Quem são eles

Secretária de Gestão e Recursos Humanos
Lenise Menezes Loureiro, 48 anos, formada em Direito pela UFES. Pós- graduada em Processo Civil. Gestora pública desde 2002. Foi secretária de Educação na Prefeitura de Vitória. Foi secretária de Meio Ambiente na Prefeitura da Serra e de Esportes no governo do Estado. Na gestão do prefeito Luciano Rezende, foi secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento da Cidade. Na primeira gestão do governo Casagrande foi presidente do IDAF.

Coronel Barreto – Comandante-Geral da Polícia Militar
Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, 44 anos. Formado em Direito pela UFES. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais na Escola de Formação de Oficiais do ES. Pós-graduado em Direito Processual na FDV, e também em Gestão Estratégica de Segurança Pública. Cursou Escola da Magistratura na Amages. Fez curso de especialização em inteligência policial na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Possui curso de Tiro Método Giraldi e Curso de Policiamento de Trânsito. Atuou muitos anos na Diretoria de Inteligência da PM e Subsecretária de Inteligência da Sesp. Comandou os batalhões de Guarapari (10°BPM) e Serra (6°BPM). Atualmente exerce o cargo de Diretor de Finanças.

Darcy Arruda – Chefe da Polícia Civil
José Darcy Santos Arruda, delegado de Policia de Estado desde 1992. Formado em Direito. Tem especialização em Segurança Pública pela UFES e em Gerenciamento de Conflitos e Situações de Crise com tomada de Reféns pela Brigada Militar/RS/MJ (2001). Atualmente é superintendente de Policia Especializada. Foi titular das Delegacias de Barra de São Francisco, Conceição do Castelo e São Mateus. Chefiou os departamentos de policia judiciária de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Vitória. Já foi titular da divisão de repressão aos crimes contra o patrimônio; titular da delegacia especializada de tóxicos e entorpecentes; titular da delegacia especializada de defesa do consumidor; chefe de gabinete da policia civil; corregedor geral da policia civil; subsecretário de Estado de Inteligência e Integração Correcional da SESP; professor universitário em Direito Penal; professor da academia de Policia Civil.

Coronel Aguiar  - Chefe da Casa Militar
Coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior, 47 anos. Formado no CFO ES (1994). Bacharel em Direito. Tem especialização em Segurança Pública. Foi comandante da Cia Choque BME. Foi diretor do CDP de Guarapari. Foi assessor militar no Tribunal de Justiça. Atualmente é diretor de apoio logístico da Polícia Militar.

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger