segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Sindipol/ES lança campanha de doação de livros para policiais civis da Alfa 10

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) lançou uma campanha para doação de livros aos policiais civis recolhidos na Alfa 10 – Delegacia de Polícia onde ficam policiais civis presos acusados de crime. A iniciativa faz parte do projeto “Hora de Sair e Voar”, do Ministério Público Estadual, e tem o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos apenados que, ao participarem do projeto, podem ter remissão dos dias de pena.

As atividades foram iniciadas no ano passado sob a organização da professora Vânia Calmon, do seu marido Paulo Calmon e do promotor de justiça Cézar Ramaldes e está completando um ano. A Alfa 10 – que atualmente funciona provisoriamente na Delegacia Distrital de Novo México, em Vila Velha – foi a pioneira no projeto.

Em reunião com a diretoria do Sindipol/ES, o promotor de Justiça Cézar Ramaldes ressaltou a boa adesão dos policiais civis.

“O projeto, inicialmente, teria a duração de um ano, mas a adesão foi tão boa e satisfatória que os próprios policiais pediram para continuar. Assim, continuam sendo acompanhados por uma equipe de voluntários”, contou Cézar Ramaldes, em reunião com o vice-presidente do Sindipol, Humberto Mileip, e coordenador do Departamento Jurídico da entidade, o advogado  Rodrigo Santos Nascimento.

Embora seja um sucesso, uma das principais dificuldades está na aquisição de livros para o desenvolvimento.

“A doação de livros é fundamental para o projeto e esta é uma das nossas grandes dificuldades. Ele é iniciado com a leitura da obra ‘Hora de Sair e Voar’. No decorrer das atividades, outras obras literárias também são lidas e diversas atividades são realizadas”, disse a professora Vânia Calmon.

Ciente dessa necessidade, o Sindipol/ES então decidiu lançar uma campanha para doação de livros, como destaca o presidente da organização sindical, Jorge Emílio Leal.

“Ficamos sabendo dessa necessidade e nos sentimos no dever de ajudar. Mesmo cumprindo pena de prisão, por decisão judicial, nossos amigos não podem ser esquecidos e esse projeto é uma maneira de ajudar. Nós, do Sindipol/ES, estamos sempre na luta por uma polícia civil cada vez mais eficaz e cidadã”.

Os interessados podem doar livros de literatura, principalmente dos clássicos brasileiros, portugueses e estrangeiros, além da obra “Hora de Sair e Voar”. As doações podem ser feitas na sede do Sindipol/ES. Além disso, quem tiver dificuldades de se locomover ao Sindicato pode entrar contato que o Sindipol/ES vai até você para pegar a doação.

Como funciona o projeto?

A primeira etapa consiste na leitura da obra “Hora de Sair e Voar”, onde os internos respondem perguntas e fazem uma resenha sobre o livro. Na segunda parte, os policiais escrevem um texto sobre a sua própria história. Nas etapas seguintes, são lidas outras diversas obras literárias e respondidas perguntas sobre elas, além da produção de resenhas. Os que participam das atividades contam com remissão nos dias de pena.

Seja um voluntário

O projeto só existe graças à presença de voluntários que participam das oficinas nas mais diversas áreas, auxiliando os responsáveis na realização das atividades. Os interessados no voluntariado podem entrar em contato com o Sindipol/ES e serão direcionados aos responsáveis pelo projeto.

“É muito importante ajudar e fazer o trabalho voluntário. Convidamos os policiais civis para aderirem o projeto e ajudar aqueles companheiros de categoria que durante anos defenderam a sociedade capixaba”, finalizou Jorge Emílio.

(Com informações também do Portal do Sindipol/ES)


 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger