sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

SÓ 24 CONTINUAM NA DISPUTA: Exame Psicossomático reprova 92% dos candidatos ao Curso de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo

Dos mais de 400 candidatos ao concurso público para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo que se submeteram ao Exame Psicossomático, realizado no dia 2 de dezembro de 2018, apenas 24 foram aprovados e poderão seguir no certame. Entre os candidatos reprovados, pelo menos 200 já são soldados da PMES.

O número de aprovados, no entanto, é abaixo do total de vagas oferecidas pelo Estado, que é de 30. O número de candidatos contraindicados no exame psicossomático é considerado exagerado, pois nunca se viu nada parecido em todo o Brasil nos últimos concursos.

Na PM, 92% dos candidatos foram reprovados no Exame Psicossomático. Já no Corpo de Bombeiro Militar, que também realiza concurso para oficiais, o índice de reprovação é de 85%.

Dos 400 candidatos que fizeram o Exame  Psicossomático para o Curso de Formação de Oficiais, pelo menos 200 já são policiais militares exercendo a função de Soldado Combatente na PMES. São jovens soldados e alguns deles participaram do movimento de aquartelamento de fevereiro de 2017. Sonhavam, um dia, chegar ao Oficialato por meio de concurso.

De acordo com especialistas, os números vão de encontro a todos os concursos realizados no país, em que reprovar 10% dos candidatos já é um número grande.

O concurso é organizado pelo Instituto AOCP e é regido pelo Edital nº 03/2018 – CFO 2018/PMES. De acordo com o edital, “quanto ao resultado do Exame Psicossomático, ao candidato contraindicado caberá, a critério do mesmo, a participação em entrevista devolutiva para conhecimento das razões que determinaram a sua contraindicação”.  A entrevista devolutiva está marcada para este sábado (15/12), a partir das 15 horas.

Os 24 candidatos que passaram pelo Exame Psicossomático serão agora avaliados em mais duas etapas do concurso: Investigação Social e exames de saúde.

Ao menos 49.081 pessoas se inscreveram para os concursos que o governo capixaba abriu este ano para Soldados PM, Oficiais PM, Soldado Música PM,  Soldados do Corpo de Bombeiros e Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Saiba Mais

O Exame Psicossomático é um método de avaliação da personalidade. Um exame deste é capaz de definir o comportamento padrão de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, bem como definir diferenças entre indivíduos e as suas reações diante a várias situações do dia a dia ou situações que fogem o cotidiano.




 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger