sexta-feira, 1 de março de 2019

Tenente-coronel Schulz assume comando do 7º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo

O tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa assumiu, na quinta-feira (28/02), o comando do 7° Batalhão da Polícia Militar (Cariacica), em solenidade realizada nas dependências do auditório da Escola Adventista, situada no bairro Campo Grande. Ele substitui o tenente-coronel Jair Gomes de Freitas.

Por 15 anos, o tenente-coronel Schulz esteve lotado na Diretoria de Inteligência (Dint) da PM e agora abraça a oportunidade de realizar um sonho, que é o de comandar o 7º BPM. Presente na cerimônia de passagem de comando, o comandante-geral da PM, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, parabenizou o tenente-coronel Jair Gomes de Freitas pelo trabalho desenvolvido à frente do 7° BPM no período em que esteve à frente da unidade operacional e, ao mesmo tempo, desejou sucesso ao novo comandante, tenente-coronel Schulz:

“Destaco que é muito importante valorizarmos o policial militar no cotidiano das ações de preservação e manutenção da ordem pública”, reiterou o coronel Barreto.

Em suas palavras, o tenente-coronel Gomes agradeceu ao corpo de oficiais e praças da Unidade pelo empenho e dedicação no cotidiano das ações de prevenção e repressão qualificada no período em que comandou a unidade operacional.

“Como ser humano e servo de Deus, sempre estendi a mão aos que me procuraram, sempre abracei aqueles que precisaram de acolhimento e sempre me condoei das suas angústias e me alegrei nas suas vitórias. Aos meus comandantes que me antecederam, sou grato pelo alicerce aqui construído e pela história consolidada, da qual agora faço parte. Também sou grato àqueles que me conduziram até aqui, que me confiaram tamanha responsabilidade”, assinalou Gomes.

Ele ainda agradeceu aos diversos atores sociais pelo auxílio no decorrer de sua passagem à frente do 7° BPM.

“Agradeço à comunidade cariaciquense, às autoridades civis e militares, aos empresários, aos cidadãos de bem, a toda criança que abracei, agradeço todo apoio e compreensão que tiveram comigo. Aos policiais militares, oficiais e praças desta unidade, meu muito obrigado. Vocês são verdadeiros heróis. Agradeço também a minha família, maior presente que Deus me concedeu, pela compreensão de me furtar de momentos de convívio para atender as demandas que surgiram, e que não foram poucas”, salientou.

Curriculum do novo comandante do 7° Batalhão

O novo comandante do 7º BPM, tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, possui a seguinte formação acadêmica e profissional:

– Concluiu o Curso de Formação de Oficiais no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES, atual Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, sendo declarado aspirante a oficial no ano de 1995. Entre os anos de 1996 a 1997 atuou no 6° Batalhão, na cidade de Serra, nas funções de comandante do Policiamento da Unidade e comando da 1ª Companhia; entre os anos de 1998 a 2001 atuou no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento, exercendo funções diversas, dentre as quais chefe de curso e responsável pela Seção de Recursos Humanos. Entre 2002 a 2004 atuou no 1° Batalhão, como comandante da então 7ª Companhia do 1° BPM. Em 2004, iniciou suas atividades na Diretoria de Inteligência da PMES, local em que permanecera até a presente data. Na referida diretoria, atuou em todos os seus setores: operações, inteligência e contrainteligência e na condição de adjunto; em 2018, recebeu a medalha “Mérito da Inteligência Policial Militar” em reconhecimento às ações desenvolvidas em favor das atividades de inteligência policial no estado.

O oficial realizou especialização em Segurança Pública pela Faculdade de Direito de Vitória e possui cursos relacionados à área de inteligência pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente, ministra disciplinas relacionadas à área no cotidiano da formação policial militar. O oficial é membro ativo da Ong Transparência Capixaba.

Mudanças em outros Batalhões

No decorrer dos últimos dias, o Comando Geral da PM promoveu também mudanças em outros batalhões. Na quarta-feira 927/02), a Polícia Militar realizou a solenidade de passagem de comando do 8º Batalhão, em Colatina. O evento foi realizado no auditório do Sest/ Senat, em Colatina, e contou com a participação do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Barreto, além de diversas autoridades civis e militares e representantes da comunidade.

A Unidade até então comandada pelo tenente-coronel Rômulo Souza Dias passa a ter como novo comandante, o tenente-coronel Gabriel Amâncio de Souza Porto, que antes exercia a função de subcomandante de Polícia Ostensiva Noroeste (CPO NOROESTE), com sede em Colatina.
Após 3 anos e 5 meses no comando do 8º Batalhão, o tenente-coronel Rômulo assumirá o comando do 11º Batalhão, em Barra de São Francisco.

Barra de São Francisco

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), a solenidade de passagem de comando do 11º Batalhão. Na oportunidade, o tenente-coronel Luciano Silva Suave, passou o comando da Unidade para o tenente-coronel Romulo Souza Dias.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Barra de São Francisco e contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, além de comandantes de Batalhões vinculados ao Comando de Polícia Ostensiva Noroeste (CPO Noroeste) e o comandante da 18ª Companhia Independente da PMMG, tenente-coronel Ryan Gomes Figueiredo.

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel Luciano falou sobre os ensinamentos adquiridos após comandar a Unidade por quase dois anos e enalteceu a atuação dos militares que estão lotados no Batalhão.

O 11º Batalhão é responsável pelo policiamento dos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga e Mantenópolis.

(Com informações também do Portal da PMES)

 

Blog do Elimar Côrtes Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger